“CARNAVAL DAS CORES” AGITOU A CIDADE DESDE A RUA DIREITA À AVENIDA BRASÍLIA

FOLIA COMEÇOU COM BAILE DA MELHOR IDADE

 O carnaval de Santa Luzia começou mais cedo este ano, na quinta feira, 11, quem abriu a festa mais popular do país foi a “melhor idade”.

Embalados pelas tradicionais marchinhas de carnaval, os mais de 400 idosos curtiram a festa, promovida pela prefeitura de Santa Luzia, através da secretaria de Desenvolvimento Social, no salão do Vésper Country Clube, acompanhados pelo prefeito da cidade, Dr.Gilberto que também caiu na folia: “esse evento é uma forma de reconhecermos tudo o que essa gente fez não só por nós, mas por todos. Santa Luzia conta hoje com oito grupos de convívio da melhor idade, que juntos somam mais de 500 integrantes. Por isso fizemos questão de iniciarmos o carnaval da cidade com essa festa maravilhosa. E olha que pra brincar o carnaval com essa gente tem que ter fôlego, engana-se quem acha que eles estão “fora de forma”, pelo contrário, estão no pique total. Podem ter certeza de que esta é a primeira de muitas outras festas voltadas para as pessoas da melhor idade”, finalizou o prefeito.

A secretária de Desenvolvimento Social, Suzane Almada também esteve presente e falou sobre a festa: “o número de participantes de grupos da melhor idade tem aumentado consideravelmente em Santa Luzia, isso mostra que estamos no caminho certo. O prefeito Gilberto Dorneles não está medindo esforços para melhorar ainda mais a qualidade de vida dessa gente que merece o nosso carinho e nosso respeito”.

Luiz Ribeiro, 68 anos, morador do bairro Nova Conquista, reconheceu e aprovou a iniciativa: “ sempre participo das atividades voltadas para nós da terceira idade. O  que mais gostei foi da antecipação do carnaval. Foi muito bom, aproveitei bastante”.

Hildete Sena Bras, 67 anos, moradora do bairro Conjunto Cristina, participou da festa pela primeira vez e também fez elogios: “é a minha primeira vez, com certeza ano que vem vou participar novamente. Relembrar as marchinhas de carnaval de outras épocas é muito bom. Gostei muito, estão todos de parabéns, principalmente o prefeito Dr. Gilberto que reconhece nosso esforço e está sempre promovendo eventos pra gente”.

A grande atração do baile foi a “Nega Maluca”, personagem representado por Maria de Fátima, que recentemente conquistou o terceiro lugar no quesito originalidade, no carnaval promovido pelo SESC LACES, em Belo Horizonte: “ é com muito orgulho que participo desta festa. Estar ao lado do pessoal da melhor idade é gratificante, não tenho nem palavras, estão todos de parabéns pela iniciativa”, destacou .

 ARRASTÃO DA ALEGRIA

 Já no centro histórico, ainda na quinta feira, 11, o destaque ficou por conta dos blocos e o “Arrastão da Alegria”, com as bandas de música Geraldo Luiz de Brito, e Estrela de São João, que subiram a rua direita agitando o público. Em seguida a banda Sambapop animou a galera com os hits do pagode e axé.Outras atrações musicais durante o “Carnaval das Cores” foram as bandas: Atrevidos, Afro Jhá e MP6, ambas de Santa Luzia, além da Circuito da Barra e Arte Final. Destaque para a banda Atrevidos, que incluiu no repertório até música sertaneja, além de reggae, pagode e os tradicionais hits do carnaval da Bahia, como o “Rebolation”, que sacudiu o público.

 “Ó ABRE ALAS QUE EU QUERO PASSAR…”

 A abertura oficial do carnaval aconteceu na sexta feira, 12, na rua Direita  quando o prefeito fez seu pronunciamento: “quero dividir esta alegria com vocês, e dizer que é possível fazer a maior festa popular, com segurança, na paz e sem cobrar nenhum centavo.” Dr. Gilberto aproveitou para anunciar as atrações do rodeio de Santa Luzia, marcado para o mês de Maio: “ já estão confirmadas as presenças de César Menotti e Fabiano, Eduardo Costa, Skank, Hugo Pena e Gabriel e Tomate”.

Almir Oliveira de Figueiredo, 68 anos, morador de Belo Horizonte, participa do carnaval luziense há mais de 30 anos, e disse que a cada ano a festa fica melhor: “já são 33 anos participando do carnaval aqui na cidade, e confesso que este ano fiquei surpreso com o que vi organização, beleza, enfim, a cidade está de parabéns. Espero estar aqui ano que vem novamente com minha companheira inseparável”, disse se referindo a uma boneca de pano feita por ele, com quem dançou e não desgrudou nem um dia sequer.

No São Benedito a abertura do carnaval se deu no sábado, com a Avenida Brasília repleta de foliões.O agito ficou por conta das bandas Sambapop e MP6.

 SEGURANÇA

 Durante o período do carnaval o que se viu tanto na rua Direita, quanto na avenida Brasília foi festa, alegria e animação, apenas início de tumulto. De acordo com a Polícia Militar, por dia, cerca de 10 mil pessoas estiveram na avenida Brasília e na rua Direita. As poucas ocorrências registradas foram de perda de documentos, além de pequenas discussões, que foram prontamente contornadas pela PM com o apoio dos seguranças particulares contratados pela prefeitura.

Sandro Luiz, 40 anos, acompanhado da esposa Miriam Francisca, 34, e dos três filhos sendo um de 11 anos, outro de  5 e o bebê de apenas 11 meses, destacou a segurança na avenida Brasília: “ O carnaval está melhor do que ano passado, a gente tem a sensação de mais segurança, não vimos nenhuma briga, realmente aproveitamos ao máximo”.

 PREMIAÇÕES

 A grande novidade do carnaval de Santa Luzia este ano ficou por conta dos blocos caricatos, cada um mais animado do que o outro: “Ano passado tivemos quatro blocos inscritos, este ano quatorze. Isso mostra o reconhecimento do nosso esforço em promover um carnaval em alto estilo, com segurança, conforto e muita alegria. Os blocos foram um show à parte”, afirmou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Goretti Gabrich.

Na noite de terça feira foram conhecidos os blocos vencedores: na categoria bateria o título ficou com  o “Unidos do Alto”, do bairro Alto do Tanque. A bateria foi comandada pelos mestres Agleisson e André. Destaque também para o enredo do compositor Mauro “Bainha” que mencionou a jogadora de vôlei Fabiana, cuja família mora em Santa Luzia, e a justa homenagem a “Pedrão”, músico que morava no bairro Alto do Tanque, e faleceu vítima de acidente automobilístico em 2008.

O bloco “Treme Terra”, composto por alunos e ex alunos da Escola Municipal Dona Quita, ficou em segundo lugar, seguido do “100 Noção”.

Na categoria blocos carnavalescos o grande vencedor foi o “Bloco do Beco”, seguido do “Vira Virou” e “Família Jurubeba”.

 UNIDOS DO ALTO

 O presidente do “Unidos do Alto”, Luiz Gonzaga F. Junior, o  “Luizinho”, falou com exclusividade ao VIROU NOTÍCIA: “ nosso bloco foi fundado há dois anos por conta o time de futebol aqui do bairro, que leva o mesmo nome. A charanga começou a tocar e daí tivemos a idéia de montar o bloco e hoje somos 250 componentes. Ano passado ficamos em segundo lugar, este ano preparamos para ser campeões, e o resultado não poderia ser melhor, quando foi anunciada a nossa vitória foi uma explosão total”. Para 2011 o presidente garantiu novidades: “vamos nos reunir ao longo deste ano para definirmos o nosso carnaval para 2011, mas posso garantir que no ano que vem teremos muitas novidades, é só aguardar. Aproveito para agradecer a toda a comunidade que não mediu esforços para nos apoiar. Podem comemorar, o título é nosso!”.

Rua Direita ficou pequena para a multidão durante o carnaval
Share
One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *