SECRETARIA DE AGRICULTURA PREPARA PARA PLANTIO, TERRA DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS

“Moro a 35 anos em Santa Luzia e hoje posso dizer que, com ajuda da prefeitura, consegui realizar um sonho que meu pai não conseguiu”. É o que afirma Renildo Santos, 46, pai de sete filhos que desde 2003 é produtor rural no bairro Vale das Acácias. Renildo e mais 83 produtores foram beneficiados pela secretaria municipal de Agricultura que desde o ano passado faz a preparação do solo, de forma gratuita, para que os pequenos produtores rurais possam fazer o plantio de várias culturas.

     “Se todas as prefeituras do Brasil fizessem isso, com certeza tínhamos menos pobres. É a realização de um sonho”, diz Renildo observando as duas máquinas preparando o seu terreno para o plantio de feijão, na segunda feira, 22. Na roça de aproximadamente 68 mil metros ele cultiva também mandioca, abóbora, melancia, amendoim e milho que foi plantado ano passado e colhido recentemente: “a terra aqui é muito boa. O que plantar dá”, conta Renildo que vende a produção nos bairros próximos de sua casa.

O técnico agropecuário da secretaria de Agricultura, Christian Novy, que presta assistência aos produtores explica como funciona o trabalho: “existem em Santa Luzia muitos produtores que vivem da terra e não tem muitos recursos. Por isso a secretaria, (Agricultura), dá esse suporte. O produtor preenche uma ficha com a gente, um técnico vai a propriedade fazer uma avaliação. Confirmada a necessidade do serviço de preparação do solo, agendamos a data para execução”. Destaca Christian que faz um alerta: “alguns produtores tiveram o terreno preparado e não plantaram. Então esses produtores a gente não atende mais, porque às vezes deixamos de atender alguém que realmente precisa”, finaliza o técnico.

Só em janeiro deste ano a secretaria de Agricultura preparou para o plantio 25 hectares de terra de oito produtores. Em 2009 foram mais de 139 hectares de terra preparados. Os interessados no serviço precisam ir até a sede a secretaria de Agricultura preencher uma ficha. A secretaria disponibiliza ainda um serviço de análise de solo. Para mais informações o telefone é o 3641-5289.

Christian orienta Renildo
Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *