Projeto de educação patrimonial, “Memória e Vida”, contempla a escola municipal Dr. Oswaldo Ferreira

             Desenvolvido pela secretaria de cultura e turismo nas escolas da rede municipal, projeto “Memória e Vida” é exigência do IEPHA-MG e um dos responsáveis pelo aumento da pontuação de Santa Luzia no ICMS cultural. Desde o mês de março a escola municipal Dr. Oswaldo Ferreira está envolvida com a realização das etapas do projeto, com palestras dos guias de turismo da secretaria, em abril e maio foram feitas pesquisas de gabinete e de campo, e em junho aconteceu a Mostra Cultural. 

             Na etapa de pesquisa de gabinete e de campo, nos meses de abril e maio. Sob a supervisão da professora de história e do diretor da escola, os alunos elaboraram um roteiro de perguntas e saíram na comunidade entrevistando pessoas mais velhas, além dos próprios parentes, para saberem as tradições de antigamente e quais eram os costumes da própria comunidade e região. Após esta pesquisa os alunos fizeram um comparativo com os dias atuais.

             Na etapa da Mostra Cultural que aconteceu dia 26 de junho a Escola finalizou o projeto expondo os trabalhos desenvolvidos como: Maquetes, cartazes, brinquedos, desenhos, história oral (contos de causos tradicionais), apresentação folclórica, exposição de fotos antigas do patrimônio material da cidade e jogos.

             O objetivo do projeto é divulgar, resgatar, preservar e salvaguardar o patrimônio cultural da cidade de Santa Luzia para as gerações futuras, contribuindo para que este não se perca com o tempo e permaneça na memória. 

             Através do conhecimento da história, costumes e tradições, ou seja, do folclore luziense os alunos que participaram do projeto aprenderam a valorizar a cidade onde vivem e a preservar a sua cultura, podendo se interar e participar de grupos folclóricos atuantes na cidade, fazendo com que estes grupos não sejam extintos.

Alunos durante a Mostra Cultural
Aluna exibe orgulhosa seu trabalho
Alunos exibem seus trabalhos
Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *