ESTAÇÃO DE MEMÓRIAS – REINAUGURADA A ESTAÇÃOZINHA, NA PARTE BAIXA

Santa Luzia acaba de ganhar mais um espaço cultural. A famosa e conhecida “Estaçãozinha”, localizada na parte baixa da cidade, foi entregue à população nesta terça-feira (26/8).
O local foi reformado por meio de parceria entre VLI e a prefeitura de Santa Luzia para preservar histórias e lembranças. O trem chegou à Santa Luzia há 132 anos, quando a Estação Ferroviária foi inaugurada em 1893. A partir daí, toda região do bairro se desenvolveu a partir do trem e do comércio que nascia por ali.O novo equipamento cultural tem entrada gratuita.

O primeiro encontro para apresentação do projeto “Estação de Memórias”, aconteceu na tarde de 23 de maio de 2023, no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida.

Ainda naquele ano, foi assinado, em julho, um Termo de Colaboração – entre VLI Logística – concessionária da Ferrovia Centro-Atlântica – e prefeitura de Santa Luzia que previa a instituição do projeto Estação de Memória, o qual visa revitalizar a estação de Santa Luzia, mais conhecida por Estaçãozinha, e ali instalar o Museu Ferroviário, com foco na preservação do patrimônio ferroviário. Dentre os objetivos, está o de conectar a história da cidade à trajetória da ferrovia.

O projeto contou com a aprovação do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) e pela parceria, uma vez concluídas as obras de revitalização, à Prefeitura caberá a manutenção do museu e a operacionalização ficará a cargo da Agência Iniciativas Cidadãs (AIC). A ideia é reunir um acervo que contenha vídeos, fotos, documentos, objetos e quaisquer outros itens que possam reconstituir a história do trem em Santa Luzia.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *