“INDEPENDÊNCIA E SAMBA”
|Samba de Luzia comemora dois anos com “Independência e Samba”, no Espaço A Casa
No dia 7 de setembro, o projeto Samba de Luzia celebra seu segundo aniversário em grande estilo no Espaço A Casa, em Santa Luzia, durante o evento Independência e Samba. A roda, já conhecida por resgatar e valorizar a tradição do samba na cidade, promete reunir energia, ancestralidade e homenagens especiais.
A festa terá como destaque a banda Samba de Luzia, que conduz a roda, e contará com participações marcantes: a cantora Aline Medina, com sua força artística inspirada em Clara Nunes; a irreverência da banda Art Subúrbio, direto do Quilombo de Mangueiras; integrantes do tradicional chorinho Suvaco de Cobra; e a presença carnavalesca da Silvinha.
Um momento de grande emoção será a homenagem ao cavaquinista Rudney Carvalho, primeiro a ocupar o instrumento no Samba de Luzia e que deixou sua marca inesquecível nas rodas de todos o Brasil e do mundo. Reconhecido pela habilidade de tocar “10 mil palhetadas por segundo”. Rudinho, como era chamado pelos amigos, participou de vários grupos como Raízes do Samba, Magnatas, Sambeaga, Grupo Favela Samba Show, além de tocar muitos anos com a Aline Calixto e por último com o Nossa Roda BH.
A feijoada também será protagonista dessa festa, além de outros tira-gostos tradicionais do Espaço A Casa, que é sede do Ponto de Cultura Teia da Casa. Mais do que uma celebração de aniversário, o evento reafirma a vocação de Santa Luzia como polo cultural e de resistência, valorizando a música, a memória e a identidade coletiva.
Rudney Carvalho cavaquinista – Foto Nina Bapin
Bloco Samba de Luzia – Foto: Amanda Oliveira