www.facebook.com/bolinhapneus

ACIDENTE COM 30 VÍTIMAS CAPACITA EQUIPES DE DEFESA SOCIAL

Uma pessoa morta e outras 30 feridas. Esse foi o saldo de uma batida que envolveu uma van que invadiu a contramão ao tentar uma ultrapassagem e bateu de frente em uma carreta que seguia em sentido contrário e transportava óleo diesel. Dois veículos que seguiam atrás da carreta, um deles um ônibus escolar, não conseguiram parar e também se envolveram no acidente que aconteceu na BR 381, na altura do KM 10 e chamou a atenção de quem passou pelo local, na manhã do sábado, 25.

Técnicos do SAMU durante o simulado

 O que parecia mais uma tragédia na “rodovia da morte”, não passou de uma simulação para que as equipes de resgate se aperfeiçoem em caso de acidentes com derramamento de produtos químicos. Para o coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, de Santa Luzia, Marco Cícero Terra de Deus é uma oportunidade de integração entre as equipes do SAMU e outros órgãos que atuam no atendimento a grandes acidentes.  “Os objetivos desta ação são a capacitação das equipes de defesa social, estreitamento de parcerias entre as corporações para casos de atendimento real e conscientização da população”, explicou.

 Como houve vazamento de produtos químicos, técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente, FEAM, foram acionados para conter o vazamento e isolar o local antes da entrada das equipes de resgate para o atendimento as vítimas. “Se o produto for amônia, por exemplo, e for aspirada a pessoa pode morrer em segundos, e o socorrista se torna mais uma vítima. Por isso a importância de simulados como este”, disse Marco Cícero.

  Segundo o gerente de Urgência e Emergência de Santa Luzia, Dr. Marcelo Lopes, “as equipes estão bem treinadas, mas não estão bem sintonizadas. O grande objetivo de desse simulado foi sintonizar estas equipes para um atendimento mais efetivo”.

  As vítimas do “acidente” foram encaminhadas para o Hospital Odilon Behrens onde apenas a direção sabia se tratar de um simulado. Os médicos sabiam apenas da ocorrência de um acidente grave na BR 381, o que tornou recepção aos feridos ainda mais real. Os resultados do simulado serão analisados para que alguns pontos sejam melhorados.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *