www.facebook.com/bolinhapneus

MUNICÍPIOS DISCUTEM MICROREGIONALIZAÇÃO DO CVV DE SANTA LUZIA

Representantes dos municípios de Santa Luzia, Jaboticatubas, Caeté, Sabará e Nova União reuniram-se na quinta, 17, no auditório do centro administrativo municipal, com servidores da Gerência Regional de Saúde de Belo Horizonte (GRS-BH) com intuito de apresentar e alinhar políticas e ações de saúde relativas ao Centro Viva Vida de Referência Secundária (CVVRS) de Santa Luzia.

Segundo a gerente técnica do Centro Viva Vida de Santa Luzia, Gilzane Rodrigues, o encontro foi importante para conhecer a realidade dos municípios. ”A participação dos municípios e a apresentação da política de saúde de cada um foi primordial para verificarmos a demanda de cada local e conhecermos a realidade deles”, disse.

Um dos municípios beneficiados com essa integração é Jaboticatubas, onde o paciente terá uma facilidade maior com relação ao acesso, como explica a representante da secretaria municipal de Saúde de Jaboticatubas, Luciana Tomás. “Nosso município é carente e com essa integração eu acredito que vá melhorar principalmente a questão do acesso, porque os pacientes hoje são encaminhados para Belo Horizonte”, acredita Luciana.

A chefe da divisão da coordenação especial de saúde de Caeté, Flávia Ferreira, enfatiza a necessidade de integrar ações e concretizar parcerias. “Ações conjuntas são essenciais para possibilitarmos novas alternativas para o cidadão. O benefício será muito grande para o cidadão. Temos uma nova porta se abrindo. Os pacientes terão tratamento de qualidade e novas oportunidades e alternativas”, ressaltou.

A diretora do CVV, Camila Soares, destaca a força da união das cidades. “O momento de alteração de CVV para microrregional é propício para apresentar o que oferecemos aos municípios e conhecer a realidade deles. O objetivo é atender da melhor forma possível às demandas necessárias. O mais importante é que a união destes municípios trará grandes oportunidades e realizações”, finaliza a diretora.

Centro Viva Vida

O CVV “Doutor Paulo César Soares” oferece atendimento em planejamento familiar, pediatria, ginecologia, mastologia e urologia para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os centros de referência secundária, que tem como objetivo a redução da mortalidade infantil e materna, estão inseridos dentro do programa Viva Vida, criado em 2003. O fluxo de atendimento obedece à lógica das redes de atenção à saúde, ou seja, o paciente, depois de passar pela avaliação da equipe de Saúde da Família, se constatada a necessidade, é encaminhado ao Centro Viva Vida.

A diretora do CVV de Santa Luzia, Camila Soares
Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *