www.facebook.com/bolinhapneus

SAÚDE – Prédio com equipamentos abandonado


No Hiperdia e Centro Viva Vida em Santa Luzia, instalados na avenida Raul Teixeira da Costa, no centro da cidade, eram oferecidos serviços de acompanhamento e atenção ambulatorial às gestantes e crianças de alto risco, mulheres em tratamento de cânceres de mama e de colo uterino e usuários com hipertensão, diabetes e doença renal crônica de alto grau de risco, com vista a reduzir complicações e mortalidade.
 
VIVA VIDA
Inaugurado em dezembro de 2008, o governo Estadual investiu na construção e aparelhamento do Centro Viva Vida “Doutor Paulo César Soares” quase R$ 2,4 milhões.
O Centro Viva Vida oferecia atendimento em planejamento familiar, pediatria, ginecologia, mastologia e urologia para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
 
HIPERDIA
Em janeiro de 2012, foi inaugurado o Centro Hiperdia, voltado para atendimento secundário de pacientes com hipertensão e diabetes.
O Centro Hiperdia, ofertava, anualmente, segundo o governo do Estado, 4 mil consultas de cardiologia, 2800 consultas de endocrinologia e oftalmologia e cerca de 410 testes ergométricos, holter (dispositivo portátil que monitora continuamente a atividade elétrica cardíaca de pacientes) e Mapa (aparelho que monitora a pressão arterial).
 
ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES
Na gestão de Carlos Calixto, em 2015, o então prefeito optou por não renovar o convênio com o Consórcio Aliança Para a Saúde.
Mesmo assim, as unidades continuaram atendendo pacientes de outras cidades da Região Metropolitana.
Em 2016, com o fim do Consórcio, os pacientes passaram a ser atendidos em Sabará.
REFORMAS
A então prefeita, Roseli Pimentel, havia sinalizado com a intenção de reabrir a UPA SEDE e, mais recentemente, ampliar o Hospital Municipal, usando, inclusive, a estrutura do prédio do Viva Vida.
Algumas intervenções começaram a ser realizadas no local, mas o que a nossa reportagem constatou na última quarta-feira (4/10), demonstra o total abandono ao prédio. ASSISTA AO VÍDEO
 
Com a palavra, o Poder Público…
Fotos: Ramon Damásio/VN

 
#jornalvirounoticia #santaluzia #saude #vivavida #hiperdia
Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *