www.facebook.com/bolinhapneus

Blitz Educativa

Operação da Defesa Civil alerta sobre os riscos do período chuvoso

Uma blitz educativa foi realizada na manhã desta quinta (5/1), no Portal do São Benedito, em Santa Luzia.
A ação foi organizada pela Coordenadoria de Estado de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, a Coordenadoria de Defesa Civil de Santa Luzia e Guarda Municipal com o objetivo de disseminar medidas de autoproteção para a população luziense no período das chuvas.

Foto: Ascom Prefeitura

 

 

 

 

 

 
Segundo informou a Cedec é importante alertar a população sobre esse período, onde as chuvas podem ser intensas, causando alagamentos nas casas. “Se a pessoa mora próximo a córregos e rios, é importante observar o nível da água e se perceber que está subindo, o morador deve deixar o local imediatamente. O mesmo serve para as áreas de encostas”, afirmou o capitão João Paulo Fiúza.

Quem passou pelo local recebeu panfletos com várias orientações. O material informativo dava dicas e medidas de autoproteção física e do patrimônio que devem ser tomadas em caso de alagamentos ou então de temporais com alta incidência de raios. “Essa iniciativa é muito importante porque nos instrui sobre o que podemos fazer em situações delicadas, principalmente no caso dos alagamentos e desabamentos”, garantiu a analista financeira, Alana Benevides.

PREVENÇÃO

A população também pode ajudar na prevenção de acidentes. Segundo a Defesa Civil Municipal fazer a limpeza de lotes e não construir em áreas consideradas de risco são medidas importantes e que podem ser tomadas. O apoio da população é fundamental nessa causa, portanto, é necessário evitar jogar lixo nas ruas. O simples fato de colocar o lixo no horário e local correto para recolhimento pode evitar que tudo se espalhe em uma enxurrada. É desta forma que esse material escorre até os bueiros. Isso interrompe a passagem da água, e pode causar problemas maiores como inundações.

De acordo com a Defesa Civil Municipal as ações de conscientização são feitas junto à população durante todo o ano, porém os trabalhos são intensificados no período das chuvas.

Fotos: Ascom Prefeitura

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *