Dia Internacional de Luta Contra a Aids

O HIV é um vírus que acomete o sistema imunológico, que é o sistema de defesa do nosso organismo contra doenças. Ele também é o causador da doença AIDS. Há um dia em que o mundo alerta para o combate contra a doença, pois a cada ano ela aumenta em números expressivos e com isso a chance de diminuir o número de novos casos acaba ficando menor.

aids
Há anos atrás o diagnóstico era dado como sentença de morte, pois ainda não se existe a cura, porém, hoje em dia com o conhecimento precoce da infecção e seguindo todas as recomendações médicas, uso correto dos medicamentos e fazendo uso de preservativo os infectados podem ter uma vida normal.
Nem todos que estão infectados pelo vírus HIV expressarão a doença. Como assim? Os portadores do vírus, ou soropositivos, podem viver normalmente sem manifestar a AIDS que é um estágio avançado da infecção deste vírus no organismo. Porém transmitem o vírus em relações sexuais desprotegidas, compartilhando seringas contaminadas e durante a gravidez em casos de mães portadores do vírus e na amamentação.
Devemos lembrar que o preconceito é uma ignorância e ninguém está livre de portar este vírus. Por isso o melhor a fazer é sempre estar vigilante à saúde e lembrar que em qualquer caso de exposição de risco o melhor caminho é fazer o teste rápido que acusa a infecção pelo vírus HIV em poucos minutos.
O que seria esta exposição de risco?
Os riscos seriam: exposição sexual sem preservativo com pessoa infectada, compartilhar seringas contaminadas, violência sexual ou acidentes com agulhas e seringas contaminadas ou de fonte desconhecida.
Em diversas cidades do mundo possuem os CTA´s que são centros de tratamento e aconselhamento da AIDS e as respectivas UDM´s que são as unidades dispensadoras de medicamento para as pessoas soropositivas ou com AIDS. O acesso é gratuito e todos podem procurar informações ou fazer os testes rápidos para conhecimento da infecção, ou não pelo vírus.

SANTA LUZIA
Santa Luzia possui os dois serviços UDM e CTA e ainda a Unidade de Pronto Atendimento São Benedito, que há pouco tempo foi vinculada com o serviço de atendimento a pessoas que sofrem exposição sexual ou ocupacional.
Previna-se. Ame-se. Cuide-se. O amor ao próximo e a si mesmo é o começo para erradicarmos esta doença.
Jéssica Marcelle de Oliveira
Farmacêutica Responsável UDM-Santa Luzia
Endereços das unidades:
CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento – Rua José Silvino, 200 – Boa Esperança
Telefone: (31) 3649-6868
UDM – Unidade Dispensadora de Medicamentos – Rua Nívio Gabrich, 43, Centro – Santa Luzia
Telefone: (31) 3649-6866
Fonte: www.aids.gov.br/pagina/aids. Acesso em 26/11/2016 às 09:00.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *