www.facebook.com/bolinhapneus

GRANBEL DISCUTE PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS

 

O prefeito Dr. Gilberto falou ao representante do DER sobre projetos para asfaltar estradas da cidade

Com o tema “A produção e a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros na RMBH (Região Metropolitana de Belo Horizonte)”, foi realizada na cidade de Nova União a 57 km de Santa Luzia a 264ª reunião ordinária itinerante da Granbel, (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte). No encontro que aconteceu no Barracão do Produtor, representantes das 34 cidades que compõem a RMBH apresentaram suas demandas ao Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Rodrigues Viana.

Presidida pelo presidente da Granbel, Rogério Avelar, prefeito de Lagoa Santa, e pelo anfitrião, Moacir Barbosa de Figueiredo, prefeito de Nova União, a reunião serviu para que os prefeitos expusessem suas dificuldades em relação ao tema para que ações conjuntas sejam tomadas em benefício à RMBH. Um dos assuntos abordados foi a dificuldade de escoamento para a comercialização da produção dos municípios: “somos o maior produtor de banana do estado e o barracão do produtor é referência agrícola no país. Como o barracão fica no distrito do Carmo e a estrada até a sede do município é de terra, o trânsito de caminhões está difícil”, disse o prefeito de Nova União antes de entregar ao vice-presidente do DER MG, Nelson de Andrade Reis, um projeto para asfaltar a estrada.

Sem perder tempo, o vice-presidente da Granbel e prefeito de Santa Luzia, Dr. Gilberto, apresentou projetos para asfaltamento de estradas de Santa Luzia. Um deles de grande importância para a região do entorno da cidade administrativa. “A estrada das maravilhas faltam apenas quatro quilômetros para serem asfaltados. Em um futuro breve essa estrada servirá como alternativa para o aeroporto de confins em caso de alguma interrupção no tráfego da linha verde. Essa estrada sai de Santa Luzia e chega a Vespasiano. Então será um benefício para toda região”, Destacou Dr. Gilberto.

O Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Rodrigues Viana avaliou como positiva a reunião, destacando as demandas dos gestores municipais: “é muito saudável você participar de uma plenária onde as pessoas têm competência para pedir. E a sociedade demanda essa organização segmentária. Então são 34 prefeitos e certamente nenhum está pedindo ingenuidade, são demandas concretas. E qual é o cenário da resposta? O cenário da resposta é que a demanda não é limitada, é crescente. Na medida em que você atende um patamar, naturalmente gera uma demanda para o patamar seguinte. Então o governo tem de estar preparado para um cenário de pressão que não vai acabar amanhã”. Argumentou o Secretário.

Participaram ainda da reunião, que aconteceu na terça feira, 16, secretários municipais de agricultura da RMBH, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana do estado, CEASA e produtores da região.

O Secretário Gilman Rodrigues afirmou que irá analisar as reivindicações dos prefeitos
Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *