www.facebook.com/bolinhapneus

TEMPO CHUVOSO ALIADO A OUTROS FATORES PODE OCASIONAR INFECÇÃO NO GADO. SAIBA COMO SE PREVENIR E COMBATER A DOENÇA

Além da preocupação normal com o gado no dia-a-dia, os produtores no período chuvoso precisam se preocupar também com doenças que tem seus casos aumentados na época da chuva. Com o pasto molhado os animais estão mais vulneráveis a doenças como a dermatite interdigital, também conhecida como infecção podal. A dermatite interdigital é uma inflamação da pele entre as unhas, causada por bactérias.

            “A alimentação desbalanceada também pode ser uma das causas da doença”. Quem afirma é o veterinário e gerente de divisão da secretaria municipal de Agricultura, Fernando Teixeira da Costa, que presta assistência programada aos produtores de Santa Luzia. “A infecção podal é um problema que temos em quase todos os currais da cidade. Acontecem casos durante o ano todo, mas o período chuvoso aumenta e muito a incidência da doença”, alerta Fernando. O pasto muito molhado também pode ocasionar a doença. Uma maneira de se prevenir é manter o piso do pasto bem feito e uma alimentação adequada aos animais.

            Roberto Paiva é criador de gado de leite há 26 anos no município. Na terça feira, 09, ele recebeu a assistência do veterinário da secretaria de Agricultura para a troca do curativo em duas vacas atualmente com a doença. “Uma delas não estava nem andando. Com o tratamento ela já está mancando menos e se alimentando melhor”, afirma Roberto que pensou que o animal não resistiria. “Por causa da dor a vaca não se alimenta bem e tem dificuldade de locomoção”, destaca Fernando que troca o curativo em média cinco vezes, uma, a cada quatro dias.

            O veterinário, Fernando Teixeira da Costa, fala ainda sobre outros serviços oferecidos aos produtores rurais pela secretaria municipal de Agricultura: “trabalhamos em cima de todos os quesitos da agropecuária, nutrição, reprodução, prevenção, manejo e higiene”, finaliza o veterinário.

            A secretaria de Agricultura mantém ainda uma parceria com o sindicato dos produtores rurais de Santa Luzia, onde os interessados dispõem também do serviço de inseminação artificial. Para mais informações sobre os serviços da secretaria de Agricultura bem como agendar uma visita para mais esclarecimentos, os telefones são os seguintes: 3641-5289 (Secretaria de Agricultura), 3641-5225 (Sindicato dos produtores rurais de Santa Luzia), ou diretamente com o veterinário Fernando Teixeira da Costa pelo, 8661-8589.  

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *