LIRAa: cai índice de infestação pelo mosquito da Dengue em Santa Luzia

Segundo dados do último Levantamento de Índice Rápido Aedes aegypti (LIRA), realizado no período de 18 a 22 de outubro, o município teve redução significativa, com 0,3% no índice de infestação. Isso prova que a cidade está cada vez mais empenhada no combate à Dengue, além de atender à exigência do Ministério da Saúde, que considera como controlado o índice abaixo de 1%.

De acordo com o responsável pelo setor de vigilância em saúde, Aloysio Nogueira, o trabalho foi minucioso e os agentes da Dengue visitaram os 146 bairros da cidade. Ele também comemora a redução do índice de infestação que foi bem menor em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 1,0 %. Mas, Nogueira reforça que o problema maior, ainda é a falta de cuidados por parte da população, uma vez que o criadouro predominante, ou seja, 70% da larva do mosquito foi encontrada em depósito de água, como caixas d’água tambores e tanques. “É preciso que a população fique alerta, ainda mais com a chegada das chuvas, período em que a proliferação dos focos do mosquito tende a aumentar. Reforço que a Dengue é uma doença de comportamento. Se as pessoas não fizerem sua parte, ficará difícil combater o Aedes agegypti”.

De acordo com o levantamento feito, o segundo lugar onde foram encontradas mais larvas do mosquito ficou para os depósitos pequenos, como latas, vasos de plantas e garrafas. Os bairros que registraram maior índice de infestação foram Palmital e Nova Conquista. Segundo Aloysio, as ações de combate à doença serão intensificadas a partir da segunda quinzena de novembro, com ênfase nos Bairros mais críticos. “Faremos ações educativas. Os próprios agentes irão às casas com um saco plástico e recolherão os depósitos pequenos removíveis, como latas e garrafas. Continuaremos também com a distribuição de capas de caixas d’água e o mutirão de limpeza”.

Para combater a dengue, você deve fazer a sua parte, e lembrar o próximo (seu vizinho, parente ou amigo) para fazer o mesmo. Jamais deixe água parada em recipientes onde o mosquito possa ter acesso para acomodar seus ovos.

Lembre-se: a fórmula mais eficaz para combater a Dengue é a prevenção. Então, previna-se!

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *