PREFEITURA DIVULGA NOTA À IMPRENSA
|A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Luzia, divulgou nota à imprensa, sobre os últimos acontecimentos na cidade. Confira:
A respeito de informações infundadas, que vêm sendo divulgadas sem fidelidade aos fatos reais, a Prefeitura de Santa Luzia esclarece que:
Desde o início da atual administração a saúde e a educação são prioridades do governo municipal, sendo que no setor da saúde foram aplicados 32 % da receita municipal em 2009 e 36 % em 2010. Ou seja: de cada três reais arrecadados, cerca de um real foi aplicado exclusivamente na saúde.
A prefeitura reconhece que ainda não foi possível realizar todas as mudanças consideradas essenciais, mas ressalta que todo o empenho está sendo feito no intuito de normalizar a situação no menor prazo possível.
A reforma administrativa realizada no início de janeiro de 2011 teve por finalidade adequar o ritmo da gestão à queda de arrecadação municipal. Cerca de 30 milhões de reais por ano deixaram de entrar nos cofres públicos do município, nos últimos dois anos, situação que ainda perdura em nível nacional, ocasionando problemas para diversos municípios, como é de conhecimento geral.
SITUAÇÃO ENCONTRADA EM 2009
Em 2009 a nova administração assumiu o governo em meio à crise mundial;
Houve uma queda de arrecadação: 30 milhões/ano deixaram de entrar nos cofres da prefeitura;
O sistema de saúde encontrado em 2009 estava desorganizado, com um modelo assistencial ultrapassado de 16 anos sem qualquer evolução positiva.
Todas as Unidades de Saúde estavam sucateadas e necessitando de reformas;
Não havia cooperação e investimentos dos governos Estadual e/ou Federal na saúde;
Não existia nenhuma ambulância do SAMU (atualmente a cidade conta com 3 ambulâncias)
ESTRATÉGIAS
Estabelecemos a saúde como prioridade, a administração aplicou 32% da receita no setor;
Criamos uma equipe com formação técnica na Secretaria Municipal de Saúde;
Estabelecemos Políticas Públicas, em especial do idoso e de pacientes portadores de câncer;
Padronizamos os medicamentos e os materiais da Secretaria Municipal de Saúde, com reestruturação total das licitações da saúde;
Aumentamos o número de exames especializados: Mamografia / Ultrassom ;
Reestruturamos as equipes do PSF – Programa de Saúde da Família.
AVANÇOS
Ampliação do atendimento da Saúde Mental, com CAPS 24 horas;
2 residências terapêuticas, matriciamento para mais 8 equipes e 6 leitos no Hospital de São João de Deus;
Inauguração do Núcleo de Terapias Naturais, no São Benedito;
Criação da Farmácia Popular, no São Benedito;
Criação da Unidade Básica de Saúde, no bairro Nova Conquista;
Implantação da Unidade Distrital do Bairro Bom Jesus, com a 1ª. Farmácia Distrital;
Criação de 40 novos leitos no Hospital de São João de Deus;
Reforma das ambulâncias com aquisição de 6 novas unidades;
2 novas Ambulâncias de Suporte Avançado para o SAMU;
Reestruturação completa do SAMU, com aumento de 60% no número de atendimentos, Criação de uma equipe especial para atendimentos à população em festividades e eventos na cidade;
Realização de cirurgias de cataratas no Hospital de São João de Deus, em média de 20 por mês, com recursos próprios;
Inicio do funcionamento do Centro Viva Vida, com ampliação da sua capacidade, tendo como referência a saúde da mulher e da criança;
Todas as metas estabelecidas pelo governo do estado foram cumpridas pela prefeitura;
De março a dezembro de 2010, foram gastos cerca de 90 mil reais em medicamentos especiais, em cumprimento de decisões judiciais.
Santa Luzia, 3 de fevereiro de 2011
Prefeitura de Santa Luzia – Assessoria de Comunicação
Seria possível esclarecer de onde vieram os recursos para a saúde?
Se foram recursos próprios ou repasse do governo federal?