EDITORIAL – POR RAMON DAMÁSIO

A REVISTA…

Na última semana, caiu como uma bomba a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público, que – após receber denúncia anônima – investigou e apontou possíveis irregularidades envolvendo a publicação de uma revista com os feitos do Prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier (PSD), bancada com recurso público, na ordem de R$ 122.500,00.

De acordo com o Promotor de Justiça da 6ª promotoria do MPMG de Santa Luzia, Wagner Augusto Moura e Silva, “ainda que denominada ‘revista de prestação de contas’, se observa que a publicação não tinha finalidade institucional informativa, educativa ou de orientação social à sociedade luziense alguma, servindo única e exclusivamente como meio de promoção pessoal e propaganda política-eleitoral antecipada do Chefe do Poder Executivo local”.

Já o Prefeito, em entrevista à Rádio Itatiaia, garantiu que confiou na Procuradoria e nos jornalistas que prestam serviços na assessoria da Prefeitura e ainda disparou: “Eu não preciso de revistinha para promover a minha imagem. Eu tenho as minhas redes sociais, o trabalho está posto. Eu estou muito triste, sem chão, extremamente decepcionado”.

É sabido que, de fato, a cidade está recebendo sim algumas obras. Outras, no entanto, foram iniciadas e se encontram paralisadas. Desde que assumiu a Prefeitura, ainda no mandato tampão, Christiano caiu nas graças dos moradores, colocou as contas em dia, fez caixa e aumentou sua aprovação. O resultado de tudo isso foi a votação recebida na última eleição (quase 75 mil votos) o que representou 71,98% do eleitorado luziense. Vitória esmagadora do Delegado.

Um ano após a vitória nas urnas, a popularidade do Prefeito ainda é alta. Basta andar pela cidade e conversar com as pessoas sobre os feitos, aliados à imagem que o Prefeito passa nas suas redes sociais, fica perceptível que as expectativas são as melhores. Arrisco-me a dizer que a administração de Christiano Xavier tem, hoje, entre 80 e 90% de aprovação. O Prefeito, que nem mora na cidade, já entregou aos moradores daqui algumas obras que eram esperadas há anos, não realizadas por outros gestores, ou por incompetência ou por má administração.

O caso da revista é mais um que o Prefeito terá de ter habilidade e sabedoria para apresentar a sua defesa. E caso comprove, por mais uma vez, a sua inocência (como já ocorreu em um passado recente, quando livrou-se do pedido de impeachment), sairá desse processo ainda mais forte e nos braços do povo. Cenário perfeito para, caso seja candidato a deputado, conquiste mais votos. Ou, se optar por permanecer à frente do executivo luziense, deixará o seu nome marcado por suas ações e pelo o seu jeito de lidar com a coisa pública. Mesmo diante de alguns tropeços, devido à super exposição nas redes sociais.

Sobre a acusação de que se autopromoveu às custas do dinheiro público, caberá ao prefeito se defender, provar o contrário. Da mesma forma, a Justiça em julgar o que propôs o Ministério Público. No final, como sempre fazemos, com isenção e imparcialidade, noticiaremos a decisão, porque é notícia!

Assim como noticiamos enchentes, acidentes de trânsito, crimes, intervenção do MP na Câmara Municipal, os 3 primeiros casos suspeitos de Covid-19 no município, a primeira morte confirmada, além de realizarmos o primeiro debate da história de Santa Luzia, transmitido, ao vivo, com TODOS os candidatos à prefeitura, (inclusive Christiano), a saída da então prefeita, a vitória nas urnas e posse do atual prefeito, continuaremos com a nossa missão: INFORMAR!

Portanto, quem julga o meu trabalho e o jornal do qual estou à frente, desde 2014, deixo aqui essa reflexão e, ao mesmo tempo, faço um alerta: eu e o jornal (nós) não inventamos notícia, não publicamos fakenews, não colocamos e nem tiramos ninguém do poder. O nosso compromisso é com a verdade, com a ética e, sobretudo, temos responsabilidade com o jornalismo que praticamos. Algumas pessoas precisam entender – com sabedoria – que a imprensa noticia os fatos depois de apurá-los.

Por fim, quero reafirmar que sou morador de Santa Luzia, não torço contra o desenvolvimento da nossa cidade. Assim, como sou jornalista, jamais vou me curvar diante de ameaças veladas e ataques gratuitos na internet. Aceito e respeito as críticas, mas isso não me intimida. Jornalismo é isso:  noticiar os fatos como eles acontecem e não como alguns gostariam de receber a notícia, sobretudo aqueles que têm uma certa dificuldade em entender o verdadeiro papel da imprensa.

Seguimos firmes, porque se aconteceu: VIROU NOTÍCIA!

Ramon Damásio – Jornalista

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *