Santa Luzia tem o menor IDH da região metropolitana

Análise realizada pelo Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras, que leva em conta educação, renda e longevidade da população, mostra que nas oito Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) – um ou mais bairros – de Santa Luzia, apresentam o menor IDH da região metropolitana .

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 0,59% dos adultos de Santa Luzia tem ensino superior completo; enquanto na região metropolitana o índice é de 15,05%; e nos bairros com o maior IDHM (Santo Agostinho e Lourdes, na região Centro-Sul da capital), 70,72% completam a graduação na mesma faixa etária. Não é à toa que a renda mensal familiar per capita (dividida entre os membros da família) nas oito UDHs de Santa Luzia é de R$ 352,34, o que corresponde a um quarto da renda média da capital, que é de R$ 1.497.

O estudo foi elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a mineira Fundação João Pinheiro (FJP), com dados colhidos em 2000 e 2010.

Fonte: O Tempo

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *