www.facebook.com/bolinhapneus

DESABAMENTO MATA 4 E DEIXA VÁRIOS FERIDOS EM SANTA LUZIA

Um desabamento de encosta matou 4 pessoas e feriu várias outras na manhã deste sábado no Conjunto Cristina, no total, 30 vítimas.

O fato aconteceu próximo ao campo do Nacional, segundo testemunhas logo que ocorreu o desabamento, a Polícia Militar foi acionada, e pouco mais de 10 minutos chegaram a Defesa Civil Municipal, SAMU de Santa Luzia, além do Corpo de Bombeiros, que contou com o apoio do helicóptero “Arcanjo” que socorreu as vítimas em estado grave para o Hospital Risoleta Tolentino Neves, em Belo Horizonte. 

Tudo não passou de um exercício simulado programado pela secretaria de saúde de Santa Luzia, através da equipe de urgência e emergência da cidade.

Desde as primeiras horas da manhã do último sábado foi intensa a movimentação de profissionais envolvidos na cena: as vítimas caracterizadas foram ocupando os lugares pré definidos. Os resgates foram realizados de acordo com a classificação das “vítimas”. O Corpo de Bombeiros usou cães farejadores que auxiliaram no resgate de duas delas que estavam soterradas.

A ação durou cerca de  2 horas e chamou a atenção de populares que acompanharam tudo de perto: “Estava em casa dormindo quando escutei um barulho, uma gritaria e quando vi já começou a chegar ambulância de tudo que era lado. Fiquei assustada, parecia real, depois é que me falaram que era um treinamento. A  prefeitura de Santa Luzia está de parabéns pela iniciativa. Mostrou que nossa cidade está preparada para tragédia como esta”, afirmou Sirlene Santos,moradora de um dos prédios próximo ao local do “desabamento”.

“Isso demonstra o quanto estamos no caminho certo, valeu a pena cada centavo que investimos no SAMU de Santa Luzia ao longo deste ano. Toda a ação saiu dentro do esperado, o pessoal está de parabéns”, afirmou o secretário de saúde de Santa Luzia, Paulo de Tarso.

O prefeito de Santa Luzia, que acompanhou toda a movimentação no local saiu satisfeito ao final do simulado: ”Esperamos que uma situação real como a  ocorrida hoje não aconteça. Mas por outro lado ficamos satisfeitos em poder acompanhar de perto e temos a certeza de que nossos profissionais estão preparados para este tipo de situação. Vamos investir ainda mais no SAMU e defesa civil municipal no próximo ano”.

O simulado contou com o apoio da liga acadêmica do trauma, composta por alunos das faculdades de Medicina da UFMG, e da faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, acadêmicos de enfermagem da faculdade Estácio de Sá. No total 80 pessoas foram envolvidas no treinamento simulado.

DSC01663WEBDSC01646

Várias ambulâncias foram usadas durante o simulado
Várias ambulâncias foram usadas durante o simulado
Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *