www.facebook.com/bolinhapneus

Colisão entre trem e veículo em Santa Luzia

A VLI, empresa que administra a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e o Terminal Integrador de Santa Luzia, promoveram neste sábado (24), em parceria com a prefeitura, um simulado de abalroamento – colisão entre um trem e um veículo –, em ação educativa alusiva à Semana Nacional do Trânsito. A simulação, que aconteceu na rua Rio das Velhas, na parte baixa da cidade, teve como objetivo orientar motoristas e pedestres sobre como proceder uma travessia segura e respeitar as leis de trânsito.

Simulação chamou a atenção de quem passou pelo local
Simulação chamou a atenção de quem passou pelo local

Um dos pontos levantados na encenação, por exemplo, é o de que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência.

Por isso, ao notar a aproximação da composição, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar. Os maquinistas da companhia são treinados para acionarem buzinas e faróis das locomotivas ao trafegarem em trechos urbanos.

O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que os trens têm preferência de passagem sobre os demais veículos. A legislação também prevê que o condutor que não para antes de transpor a linha férrea comete infração gravíssima e pode ser multado, além de perder sete pontos na carteira (artigo 212).

Ainda pela Semana Nacional de Trânsito, a VLI vai promover outras ações educativas em Santa Luzia. Na segunda-feira (21), será realizada blitz educativa e distribuição de material contendo dicas de segurança à população no centro da cidade.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *