Proerd – Trabalho em equipe que produz resultados

Formatura do segundo semestre contou com a presença de mais de 700 alunos de escolas municipais e estaduais

 

Setecentos e sessenta alunos do 5o. ano do ensino fundamental de dez escolas de Santa Luzia, sendo cinco municipais e cinco estaduais, participaram nessa terça (6/12) da solenidade de formatura do segundo semestre do Proerd -Programa Educacional de Resistência às Drogas. Além dos certificados, os dez estudantes que mais se destacaram receberam presentes e homenagens.

“Caindo Na Real” – O evento, realizado no Centro de Convenções da Igreja Batista Vida, no Belo Vale, contou com a participação especial da Bombeiro Instrumental Orquestra Show do Corpo de Bombeiros MG – BIOS, além das presenças de autoridades, servidores das escolas e familiares.Os alunos do Projeto Tocando Vidas do 35o. BPM, que tem à frente o Cabo Catalunha também se apresentaram.

Fotos: Ramon Damásio - Virou Notícia
Fotos: Bê Augusto – Virou Notícia
Bombeiro Instrumental Orquestra Show do Corpo de Bombeiros MG – BIOS
Bombeiro Instrumental Orquestra Show do Corpo de Bombeiros MG – BIOS

O Comandante do 35o. Batalhão, Tenente Coronel Anselmo falou da aproximação da Polícia Militar com a sociedade, através de ações, como o Proerd. ” É o coroamento do projeto com a formatura dessas crianças e jovens, através da parceria com a prefeitura de Santa Luzia. É um programa importante para a complementação da educação desses estudantes que são o futuro do nosso país. Os pais ficam surpresos com o nível de conhecimento e até mesmo a mudança no linguajar dos filhos que participam do Proerd”, destacou.

Comandante do 35o. Batalhão PMMG - Tenente Coronel Anselmo
Comandante do 35o. Batalhão PMMG – Tenente Coronel Anselmo

A secretária municipal de Educação, Heliane Maria Oliveira, ressaltou o resultado de mais uma formatura do Proerd. “É um momento de confraternização, de comemorarmos tudo o que foi vivenciado e aprendido na escola de forma lúdica e divertida, mostrando aos nossos alunos como é trilhar o caminho do bem. Essa parceria com a Polícia Militar agrega às nossas escolas, nossa comunidade, sobretudo, mostra os valores daqueles que irão transformar a nossa sociedade”, finalizou.

O coordenador do Proerd, 3o.Sargento Alex Elias, falou da importância do projeto. “Sem dúvida, é uma ocasião especial, sensação de dever cumprido. Agradeço ao meu comandante, Tenente Coronel Anselmo, aos militares, aos famílias e servidores da educação. A missão foi árdua, mas cumprimos da melhor maneira possível. Os familiares foram os grandes incentivadores, além dos professores e diretores que abriram as portas das escolas para a implantação do projeto. Aos alunos, digo que é hora de alçar novos vôos, mas sem nunca esquecer dos aprendizados” disse.

Sargentos Vitor, Juscelino e Alex - Instrutores do Proerd
Sargentos Vitor, Juscelino e Alex – Instrutores do Proerd

20161206_111451

 

A formanda Mariana Rodrigues Vieira Fernandes, moradora do São Benedito e aluna da Escola Estadual Gervásio Lara garantiu que vai dividir o que aprendeu durante o projeto com os amigos. “Aprendi muito e vou passar pra frente tudo o que aprendi com os sargentos. Valeu a pena, gostei muito de ter participado”, disse. O pai dela, Adriano Fernandes, também aprovou a iniciativa. ” Muito ensinamento, os jovens ficam mais atentos para não caírem no caminho das drogas. Já a mãe, dona Luciene acabou revelando um segredo da filha. “Esse projeto é muito bom. Antes, a Mariana tinha medo de polícia, não podia ver um militar, uma viatura que ela saía correndo pra dentro de casa. Agora ela entendeu o papel deles e gostou muito de ter participado. Eu saio daqui muito satisfeita com o resultado, estão todos de parabéns”, disse.

Aluna Mariana com os pais
Aluna Mariana com os pais

PROERD

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o DARE. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.

No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

O PROERD é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (PROERD Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

PROERD SANTA LUZIA 2016

Durante seis meses, 760 alunos do 5o. ano do ensino fundamental das escolas municipais: Lúcia Viana Paiva, Oswaldo Ferreira, Jacinta Enéas Orzil, Dom Pedro II e Jaime Avelar Lima; e das escolas estaduais: São João da Escócia, Gervásio Lara, Afonsino Altivo Diniz, Senador Bernardo Monteiro e Wilson Diniz Filho receberam as dez lições do programa, ministradas pelos instrutores do 35o. Batalhão da PMMG Sargentos: Alex Elias, Juscelino e Vitor. Os militares foram selecionados e treinados para utilizarem as ferramentas didáticas e pedagógicas reforçando a alto estima, os valores éticos e morais e sociais que propiciaram aos alunos a dizerem “NÃO” às drogas.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *