APARECIMENTO DE ESCORPIÕES ASSUSTA MORADORES
|Nas últimas semanas, moradores de Santa Luzia foram surpreendidos com escorpiões nos quintais das residências e ate mesmo, dentro de casa.
Nesta semana, uma moradora do bairro Maria Adélia, fez um registro e enviou à nossa redação. ” Desde agosto já apareceram seis em minha casa. Semana passada, entramos em contato com a prefeitura para fazer a dedetização no bairro e fazer campanhas de conscientização para as pessoas, porém sem sucesso.
Com a visibilidade que essa página tem, gostaria de pedir a vocês que divulguem essa informação para a população conscientizar dos riscos que temos com o Escorpião-amarelo, pois ele é o mais venenoso da espécie.
Para evitar a proliferação, pagamos uma empresa para fazer a dedetização em nossa residência que irá hoje prestar o serviço. Infelizmente não temos apoio da prefeitura”, disse a moradora.
ORIENTAÇÕES DA PREFEITURA
Normalmente encontrados em ambientes escuros, os escorpiões preferem locais úmidos e com pouca movimentação. Uma maneira eficiente de evitar o aparecimento destes animais é impedir o acúmulo de entulhos que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento. Para evitar a entrada dos escorpiões nas casas e apartamentos, a recomendação é de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los.
Nas áreas externas, as principais dicas são manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico. Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões.
Em caso de acidente, o paciente deve procurar a Unidade Básica de Saúde o mais rápido possível, para avaliação médica. Uma recomendação bastante importante é, se possível, levar o animal causador do acidente junto ao serviço de saúde, ou ao menos uma foto do peçonhento, para auxiliar no diagnóstico clínico. A Secretaria de Saúde orienta ainda, que caso o morador seja picado, deverá procurar imediatamente a unidade básica de saúde mais próxima para atendimento.