CAOS: COLETA DE LIXO VOLTA A SER PROBLEMA EM SANTA LUZIA
|Prestadora de serviço cancela contrato com prefeitura por falta de pagamento
No último final de semana vários leitores procuraram o VIROU NOTÍCIA, todos com o mesmo problema em comum: o LIXO!Telefonemas de toda a parte da cidade: Conjunto Cristina, Asteca, Vila Olga, São João Batista, o sentimento era de revolta e descaso.
Warley Silva, morador do bairro Vila Olga, abriu o verbo: “é um absurdo o que está acontecendo em nossa cidade, aqui no bairro antigamente a gente sabia o dia e horário que o caminhão de lixo passava. Agora a gente sai de casa cedo para trabalhar, coloca o lixo pra fora e quando retornamos o lixo continua do mesmo jeito. Pra ter idéia, esse lixo aqui está na lixeira desde sexta feira de manhã, e até hoje, Domingo, à tarde ninguém recolheu. Depois a prefeitura vem com discurso de que é importante que cada morador faça sua parte, mas acontece que quem deveria dar o exemplo está deixando a desejar, lamentável”.
Mesmo sentimento tem a dona de casa Márcia Sales, moradora do bairro Duquesa: “nem sei o que falar, é uma vergonha o que está acontecendo, a gente não sabe quando o caminhão de lixo vai passar. Enquanto isso as lixeiras ficam lotadas de lixo, os cachorros espalham todo o lixo, e quem fica no prejuízo é a gente, depois o prefeito vem na porta da minha casa pedir voto, ele deveria ter vergonha de ver tanto lixo espalhado pela cidade”.
De acordo com o secretário municipal de Obras, Rogério Dias, apesar de a empresa contratada ter rescindido o contrato com a prefeitura, a coleta de lixo na cidade está normalizada: “colocamos alguns caminhões para recolher o lixo na cidade, e pelo que consta a coleta está normal”. Mas ao contrário do que afirmou o secretário, a reportagem do VIROU NOTÍCIA percorreu vários bairros de Santa Luzia e pôde constatar que as lixeiras estavam abarrotadas de lixo, sem contar os entulhos espalhados pela cidade. No conjunto Cristina C, várias lixeiras estavam lotadas, além de lixo espalhado pelo chão. O mesmo foi constatado nos bairros Vila Olga, Gameleira e São João Batista.
Um representante da EGESA, afirmou a nossa reportagem que na última quinta feira, 28, a empresa rescindiu o contrato com a prefeitura por falta de pagamento: “a partir da última sexta feira, a prefeitura passou a ser a responsável pelo recolhimento de lixo na cidade, uma vez que rescindimos o contrato por falta de pagamento por parte da prefeitura. Ainda de acordo com o representante da EGESA, o valor a ser pago pela prefeitura à empresa gira em torno de R$ 3 milhões de reais: “foram seis meses sem receber absolutamente nada da prefeitura, mas mesmo assim continuamos a prestar o serviço. Honramos todos os compromissos para com os cerca de setenta funcionários, que a partir de agora estão sob a responsabilidade da prefeitura de Santa Luzia, até que seja contratada uma nova empresa.
A prefeitura de Santa Luzia informou que já existe um planejamento para quitar a dívida com a EGESA, e que ainda esta semana uma nova empresa assume o serviço de coleta de lixo na cidade.
Prezado Secretário Rogério Dias e Prefeito Dr. Gilberto!
Gostaria de expressar minha total insatisfação com a sua GESTÃO e do Prefeito, que infelizmente teve o meu voto, de minha família e de diversos amigos. Tal sentimento se dá não só pelas condições das vias de Santa Luzia e não só pelas péssimas condições do serviço público de saúde prestado pelo Município, mas principalmente pela falta de coleta de lixo na cidade, que hoje tem tirado o sono dos Luzienses.
Sou morador do Belo Vale e a coleta tem sido feita de 20 em vinte dias, sendo que este prazo muitas vezes tem se estendido. A situação tem se tornado precária, com o acúmulo de moscas e mosquitos nas ruas, podendo trazer doenças e um grande prejuízo aos cofres públicos.
Em razão disso acionarei todos os órgãos de apoio ao cidadão e principalmente ao Ministério Publico, que por sua vez irá analisar a propositura de uma ação civil publica contra a atual Gestão, tendo em vista que o papel do Administrador, bem como seus secretários é fazer uma boa administração, investindo no Município e trazendo investimentos que sejam significativos, atendendo ao bem público.
A população não tem culpa se a Prefeitura não tem conseguido manter contratos com empresas fornecedoras de serviço e honrar os seus compromissos, o que o cidadão de Santa Luzia deseja é que no mínimo o princípio constitucional da “Dignidade da Pessoa Humana” seja respeitado.
Att,
Cristiano de Oliveira Neves
Morador de Santa Luzia