CORONAVÍRUS – SANTA LUZIA TEM CASO SUSPEITO DE VARIANTE DELTA
|MORADORA DE SANTA LUZIA, DE 42 ANOS, AGUARDA POR RESULTADO
A secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, nesta quarta-feira (18), que até o momento, Minas Gerais confirmou 12 casos da variante Delta e há ainda oito em investigação, entre eles, uma mulher de 42 anos, moradora de Santa Luzia.
Por meio de nota, a SES-MG afirmou ao VIROU NOTÍCIA que “Em relação ao caso provável da moradora de Santa Luzia, a definição do caso ainda está em investigação”. A coleta da amostra foi realizada no último dia 27.
VARIANTE DELTA
Trata-se da linhagem B.1.617.2 classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma variante de Atenção e/ou preocupação (VOC – Variants of concern) sob vigilância mundial, devido à possibilidade de maior transmissibilidade, bem como ausência de estudos que comprovem efetividade dos imunizantes disponíveis até o momento.
A SES-MG segue conduzindo a investigação dos casos, junto aos municípios, para avaliação da história clínica e epidemiológica dos pacientes e seus contatos. Diante das investigações realizadas, número de confirmações e distribuição dos casos pelo território, pode-se afirmar que existe transmissão comunitária da variante Delta no estado.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde e a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está fazendo o monitoramento em tempo real das variantes em circulação no estado.