FATO INÉDITO! PELA PRIMEIRA VEZ, ARQUEÓLOGOS ATUAM EM SANTA LUZIA
|Técnicos do IEPHA realizaram, nessa quinta-feira (29/8), uma intervenção na rua Direita, no Centro Histórico de Santa Luzia, com o objetivo de ter acesso ao calçamento original da via, por conta disso, foram abertas “Janelas de prospecção”. A ação aconteceu a pedido do Ministério Público, por meio da 6ª Promotoria do Patrimônio Público.
De acordo com o promotor de Justiça, Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda, existe um procedimento instaurado na 6ª Promotoria de Justiça que objetiva acompanhar o cumprimento do Plano Municipal de Cultura de Santa Luzia, aprovado por Lei de 2013. “Há medidas que devem ser executadas até 2022. Uma delas é a retomada do calçamento original, de pedras, no Centro Histórico. A pedido do MP foram feitas algumas janelas sondagem para verificação da situação do calçamento histórico e da viabilidade do resgate”, afirmou o promotor. Ainda de acordo com ele, a promotoria irá aguardar o laudo para analisar as próximas medidas. “O resgate poderá se dar de forma gradativa, com trechos experimentais em locais específicos inclusive como forma de reduzir a velocidade dos veículos em alguns pontos. Ainda não há nada definido. Estamos em tratativas com as secretarias de obras, cultura e com o Iepha”, disse.
Helena Alves, arquiteta da gerência de projetos do IEPHA, afirmou que o trabalho terá sequência, em breve. “Hoje foi feito o primeiro ponto de prospecção para estudo de viabilidade para, posteriormente, definir a remoção do piso de asfalto. Em outras oportunidades, faremos outras aberturas ao longo da rua Direita”, disse.
Fotos: Secretaria de Cultura