UNIFORMES DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE – IMPASSE CONTINUA
|Funcionários do Hospital Madalena Protestam Contra Falta de Uniformes Fornecidos pela Prefeitura
Por Eliade Lisboa / Supervisão Ramon Damásio
Nesta semana, nossa reportagem foi procurada por funcionários do Hospital Municipal Madalena Parrillo Calixto, localizado na av. Raul Teixeira da Costa Sobrinho, Centro, que alegaram enfrentar dificuldades com a exigência de uso de uniformes brancos, sem que estes sejam fornecidos pela prefeitura ou pela empresa gestora do hospital.
Segundo relatos, a administração determinou que todos utilizassem roupas brancas durante o expediente. No entanto, os uniformes não foram fornecidos pela administração pública, forçando os trabalhadores a arcarem com os custos das vestimentas do próprio bolso. Para agravar a situação, de acordo com um profissional que entrou em contato com a nossa reportagem, cada peça de roupa custa cerca de R$ 130, “um valor significativo para muitos”, afirmou.
Os funcionários do hospital mencionaram, ainda, que essa situação não é inédita, já que os uniformes antigos também foram comprados com recursos próprios. A falta de fornecimento adequado tem gerado descontentamento e preocupação, pois pode comprometer a qualidade do atendimento aos pacientes e afetar a motivação dos profissionais
O QUE DISSE A PREFEITURA
‘Em resposta à demanda do Jornal Virou Notícia, a Secretaria de Saúde de Santa Luzia, através da Gerência de Atenção à Saúde, esclarece que será agendada uma assembleia para votação onde será definida uma padronização do uniforme a ser usado no Hospital Municipal Madalena P. Calixto. Esclarece ainda que não existe uma ‘obrigação’ e sim, uma sugestão que todos trabalhem uniformizados, mas tudo será resolvido na assembleia que acontecerá ainda no mês de julho”.
Os profissionais esperam que, com a divulgação do caso e a realização da assembleia, as autoridades tomem medidas imediatas para garantir condições de trabalho dignas e justas para todos.
Foto: Ramon Damásio/Virou Notícia