Câmara homenageia pessoas que se destacaram em diversas áreas
|No total, trinta e quatro pessoas receberam medalhas e diplomas
A Câmara Municipal de Santa Luzia, realizou nessa quinta (26), no Hotel Floresta Mágica, sessão solene para homenagear aqueles (as) que se destacaram e prestaram relevantes serviços à sociedade luziense.
Receberam a Medalha de Honra ao Mérito Comunitário José Pereira de Magalhães e o diploma do Mérito Legislativo Teófilo Ottoni, 34 pessoas que atuam em diversas áreas como saúde, esporte, e cultura. Entre elas, Guilherme de Paula Chagas, luziense, técnico em Raio X, que foi homenageado com a medalha “José Pereira de Magalhães”, oferecida pelo vereador Nilsinho.
Em 2011, Guilherme iniciou – junto com moradores do Conjunto Morada do Rio – onde mora – um projeto social denominado Escolinha de Futebol do AEMOR no . O projeto conta hoje com 5 categorias, dos 7 aos 17 anos, sendo mais de 150 meninos. Apesar de o projeto ser no bairro Morado do Rio, crianças e adolescentes de vários bairros de Santa Luzia e alguns até de Belo Horizonte, o projeto promove a integração e igualdade entre eles.
“Dobrado”, como carinhosamente é chamado pelos amigos, treina a categoria pré mirim, dedica dois dias de sua semana ao projeto, as quartas feiras e aos sábados. Com esta categoria já ganhou dois títulos, o luziense e o Copão BH. O intuito do Projeto Escolinha de Futebol do AEMOR é treinar crianças e adolescentes para o futebol e para a vida, transformando cidadãos para um mundo melhor.
Medalha José Pereira de Magalhães (Zé do Rádio)
Jacson Rosa da Costa Magalhães, um dos sete filhos de “Zé do Rádio”, falou ao VIROU NOTÍCIA e, emocionado, contou um pouco sobre a trajetória vitoriosa do pai. “Em 1964, ele foi nomeado Juiz de Paz, no São Benedito. Meu pai, curiosamente, registrou o próprio casamento, o primeiro realizado no São Benedito, no mês de setembro daquele ano. A partir daí, ele iniciou a carreira política. Foi eleito vereador, pela primeira vez, em 1967. Depois se reelegeu em 1972, 1979 e 1988 e sempre ajudou a população”, comentou Jacson.
O filho relembrou ainda que Magalhães sempre ajudava os mais necessitados. “Meu pai dividia até a comida que a gente tinha em casa com quem não tinha. Sempre foi uma pessoa que ajudava as outras”, disse.
“ZÉ DO RÁDIO”
Jacson contou que o apelido “Zé do Rádio”, surgiu por conta do curso que José Pereira fez, por correspondência, de rádio-técnico. “Depois que finalizou o curso, ele doava aparelhos para quem não tinha condições de comprar. E para uma dessas pessoas, que virou até comadre dele depois, ela o apelidou e o apelido pegou”.
HOMENAGEADOS
Medalha de Honra ao Mérito Comunitário José Pereira de Magalhães
Rosa Maria de Jesus Werneck
Jose Elio Gonçalves dos Santos
Eva Pereira de Andrade
Iara Amélia Pinto Soares
João Bosco Pinto Monteiro
Guilherme de Paula Chagas
Marcos Gonçalves Lopes
Luiz Carlos de Souza Queiroz
Alice Gomes da Silva
Vicente Cláudio Ferreira
Denilson Aparecido Martins
Joel de Lima
Huber Carlos da Costa
Amanda Michelle de Paula
Geralda Trindade de Carvalho Silva
Roberto Carlos Alves de Araújo
Levindo Robert Martins Alves
Diploma do Mérito Legislativo Teófilo Ottoni
Celso Cândido de Oliveira
Marco Aurélio Carvalho Fonseca
Ana Paula Alves Gabrich
Johnny Vieira da Silva
Cleber Geraldo Vieira de Castro
Sônia Maria de Sales Sátiro
Tom Nascimento
Francisco do Carmo Torres Lima
Padre José Januário Moreira
Aramis Silva
Antônio Carlos Fonseca Novy
Alexandre Ribeiro da Costa
Grupo Teatral Jeová Shamah
Ministério de Teatro “Casa do Julgamento” (Igreja Batista Vida)
Wagner Roberto Sabino
Anderson Luis Teixeira