Santa Luzia continua sem SAMU

Até quando? Essa é a pergunta que a população de Santa Luzia faz, constantemente, quando o assunto é a implantação do SAMU na cidade. Há exatos três anos, o município não conta com o serviço que é de extrema importância, e que deve ser implantado pelo Consórcio Intermunicipal Aliança Para a Saúde (CIAS) – um consórcio que conta com a participação de 81 municípios mineiros, incluindo Santa Luzia.

A nova gestão do consórcio, que tem como presidente o prefeito de Lagoa Santa, Fernando Pereira (médico) e como vice, Daniela Corrêa, prefeita de Ribeirão das Neves, tomou posse no dia 10 de dezembro de 2014. (Termo de posse anexo, clique).

Termo_de_Posse

 

NA PRÁTICA, NADA MUDOU

Passados dois meses da posse, nada mudou. Moradores de várias cidades mineiras, literalmente agonizam e aguardam ansiosamente pela chegada do SAMU. Em Santa Luzia, por exemplo, o atendimento às vítimas de acidentes é feito pelo Corpo de Bombeiros. Devido a distância, as viaturas demoram, em média, 40 minutos, dependendo do local onde está o acidentado. Sem contar naquelas que são socorridas por populares e até mesmo por policiais militares em viaturas.

À ESPERA DE UMA RESPOSTA

A reportagem do VIROU NOTÍCIA entrou e contato com a assessoria do prefeito de Lagoa Santa e também do CIAS, solicitando uma entrevista para cobrar, principalmente prazo para implantação do serviço em Santa Luzia e outras cidades da RMBH e aguarda o retorno. Apuramos que a pedido do atual presidente do CIAS, foi solicitada uma auditoria interna no órgão para apurar supostas irregularidades. Enquanto isso, quem precisa do SAMU…

Ramon Damásio

 

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *