Santa Luzia continua sem SAMU
|Até quando? Essa é a pergunta que a população de Santa Luzia faz, constantemente, quando o assunto é a implantação do SAMU na cidade. Há exatos três anos, o município não conta com o serviço que é de extrema importância, e que deve ser implantado pelo Consórcio Intermunicipal Aliança Para a Saúde (CIAS) – um consórcio que conta com a participação de 81 municípios mineiros, incluindo Santa Luzia.
A nova gestão do consórcio, que tem como presidente o prefeito de Lagoa Santa, Fernando Pereira (médico) e como vice, Daniela Corrêa, prefeita de Ribeirão das Neves, tomou posse no dia 10 de dezembro de 2014. (Termo de posse anexo, clique).
NA PRÁTICA, NADA MUDOU
Passados dois meses da posse, nada mudou. Moradores de várias cidades mineiras, literalmente agonizam e aguardam ansiosamente pela chegada do SAMU. Em Santa Luzia, por exemplo, o atendimento às vítimas de acidentes é feito pelo Corpo de Bombeiros. Devido a distância, as viaturas demoram, em média, 40 minutos, dependendo do local onde está o acidentado. Sem contar naquelas que são socorridas por populares e até mesmo por policiais militares em viaturas.
À ESPERA DE UMA RESPOSTA
A reportagem do VIROU NOTÍCIA entrou e contato com a assessoria do prefeito de Lagoa Santa e também do CIAS, solicitando uma entrevista para cobrar, principalmente prazo para implantação do serviço em Santa Luzia e outras cidades da RMBH e aguarda o retorno. Apuramos que a pedido do atual presidente do CIAS, foi solicitada uma auditoria interna no órgão para apurar supostas irregularidades. Enquanto isso, quem precisa do SAMU…
Ramon Damásio