ÍNDICE DE INFESTAÇÃO DO MOSQUITO DA DENGUE CAI EM SANTA LUZIA

Aloysio alerta para manutenção dos cuidados contra os focos da dengue

Um dia após Belo Horizonte divulgar sua primeira morte em decorrência da forma mais grave da dengue. Santa Luzia registra mais uma baixa no segundo LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes aegypti) de 2010, divulgado na quinta feira, 25. Com 0,8% de infestação, o que significa que de cada 100 casas, 0,8 possuem focos do criadouro da dengue, Santa Luzia tem um dos menores índices da Região Metropolitana e atende a recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), que preconiza manter o número de casos abaixo de 1% para que a doença esteja sob controle. 

“Apesar da boa notícia, a hora é de redobrar os cuidados com os criadouros do mosquito da dengue”, quem afirma é o diretor de controle de endemias, Aloysio Nogueira. Mesmo com a baixa do índice de focos da dengue, Santa Luzia tem 70% a mais de casos da doença em comparação com o mesmo período no ano passado. Ainda segundo Aloysio, 90% dos criadouros estão em residências e os outros 10% são encontrados em terrenos baldios e outros locais. Por isso a importância de se manter cuidados básicos com relação ao acúmulo de água parada em casa. 

Os moradores dos bairros Belo Vale, Palmital, Três corações, Nova Conquista, Castanheira e Vila Nova Esperança, são os precisam ter mais atenção, porque foi a região onde se encontrou o maior número de focos do mosquito. “É uma área onde as pessoas guardam em casa muitos tambores, caixas d’água sem os devidos cuidados. Por isso o trabalho será intensificado nessa região”, afirma Aloysio. 

A secretaria municipal de Saúde fornece aos moradores capas para caixa d’água além de fazer visitas aos domicílios para que agentes de saúde detectem possíveis criadores do mosquito da dengue. Para mais informações sobre as capas bem como agendar uma visita de um agente de saúde o telefone é o 3637-7842.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *