“Muro de Pedras” passa por revitalização

Ponto turístico de Santa Luzia foi palco da Revolução Liberal de 1842

O local onde hoje reina a tranquilidade é bem diferente de tempos atrás, quando ali, há 175 anos, ocorreu o último combate envolvendo as tropas de Teófilo Otoni e Duque de Caxias. Em jogo, estava a defesa dos princípios constitucionais e da liberdade.

Quem vem a Santa Luzia não pode deixar de conhecer um dos pontos turísticos mais tradicionais da cidade, o “Muro de Pedras”. Protegido pela Lei Orgânica municipal e de propriedade da Prefeitura de Santa Luzia, responsável pelo tombamento, o sítio histórico Recanto dos Bravos, que fica a três quilômetros do Centro histórico, passa por uma transformação. A prefeitura da cidade vai entregar à população, na próxima terça-feira (22), durante o ato cívico realizado anualmente, um novo espaço. Um cenário bem diferente dos últimos anos, quando ali existia lixo, árvores queimadas, depredação e pichação.

Fotos: Ramon Damásio

O novo projeto contempla rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, banheiros adaptados, sistema de iluminação, bancos e decoração de primeira. O acesso ao monumento a Caxias, patrono do Exército, ganhou uma rampa com luzes. Essa semana, nossa reportagem esteve no local e constatou que os funcionários da prefeitura davam os últimos retoques sob olhares atentos dos responsáveis pela obra. Sem dúvida, um ganho para a população e visitantes.

 

 

 

 

 

 

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.