RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS – Procon Assembleia dá dicas

O Programa Desenrola Brasil (Medida Provisória 1.176), que oferece condições especiais para renegociação de dívidas, foi lançado na última terça-feira (6/6) pelo Governo Federal.
Serão beneficiadas as pessoas físicas inadimplentes que ganham até dois salários mínimos por mês e possuam débitos inferiores a R$ 5 mil e também as que têm dívidas com bancos. Quem estiver nessa situação deve aproveitar a oportunidade para limpar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito. Mas o principal é cuidar para evitar novas dívidas que comprometam sua vida financeira.
O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) preparou algumas dicas para ajudar os consumidores a equilibrarem seu orçamento, por meio de um melhor controle de gastos e de ações para evitar o endividamento.

“Contas em atraso, empréstimos bancários e o chamado “crédito rotativo” do cartão são algumas das armadilhas que drenam o orçamento do consumidor por causa dos juros abusivos que trazem”, lembra o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa. “Atualmente, de cada dez pessoas que comparecem ao Procon, seis estão em busca de ajuda para resolver problemas de dívidas”, afirma.

Algumas medidas simples podem não apenas garantir que o dinheiro dure até o fim do mês como também, em muitos casos, permitir uma poupança para gastos inesperados no futuro.

A primeira coisa a aprender e ter consciência da real capacidade da sua renda. Assim, para quem não tem controle sobre o cartão de crédito, o melhor é nem ter um. Mas se tiver, determine um limite total para suas dívidas, incluindo a do cartão, que não ultrapasse algo em torno de 30% dos seus vencimentos. Ou seja, todas as dívidas somadas, como empréstimos, prestações diversas e fatura do cartão, entre outras, não devem representar mais que 30% do que você ganha.
Pague em dia suas contas, principalmente as que são essenciais: água, energia e telefone entre elas. Sua renda “real” é o que sobra depois disso. Portanto, seu planejamento tem que ser feito a partir daí.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *