GCM REALIZA CAMPANHA CONTRA O CEROL
|CAMPANHA CONTRA O CEROL
A Guarda Civil Municipal, em parceria com uma concessionária de motos e com apoio do vereador Reginaldo do Gás, realizou, nesta quarta-feira (30/0), uma blitz educativa. Motociclistas que passaram pela avenida Brasília, no São Benedito tiveram a oportunidade de instalar, sem custo, antenas contra linha cortante e motoristas e, receberam panfletos informativos da campanha.
Esta semana, o prefeito de Santa Luzia, Paulo Bigodinho, sancionou a lei nº. 4855, que trata da prevenção de acidentes com motociclistas e institui a Semana Municipal de Prevenção a
Acidentes com Motociclistas no Município de Santa Luzia, a ser celebrado, anualmente ,no dia 27 de julho, integrando o calendário oficial municipal.
VÍTIMAS
Somente no primeiro semestre deste ano, oito pessoas precisaram de atendimento na instituição após acidentes causados por linhas com cerol. Somados aos números dos últimos dois anos, o hospital já contabilizou 49 casos entre janeiro de 2023 e junho de 2025.
A maior parte das ocorrências se concentra no segundo quadrimestre do ano — entre os meses de maio e agosto, justamente quando há condições propícias para a prática, pelo aumento dos ventos e também por incidir com o período de férias.
Motociclistas estão entre as principais vítimas, mas pedestres e ciclistas também não estão livres do risco.
As regiões do corpo mais atingidas nos acidentes registrados no Risoleta são as mãos (21 casos), o pescoço (15 casos), o rosto (7 casos) e as pernas (6 casos). As lesões podem ser extremamente graves, com risco de comprometimento funcional, sequelas e, em casos mais extremos, até morte.
LEI
Em Minas Gerais, a Lei nº 23.515/2019 proíbe o uso, comercialização e fabricação de cerol e linhas cortantes em pipas, papagaios e similares. A lei estabelece multas para quem for flagrado comercializando linhas cortantes, com valores que podem variar de R$ 5.279,70 a R$ 263.980,00 em caso de reincidência.
#jornalvirounoticia #jornalismo #santaluziamg #cerol