www.facebook.com/bolinhapneus

A importância do lúdico na fase infantil

O brincar é uma das formas mais simples do comportamento humano. É uma condição relevante para o desenvolvimento infantil. Através do brincar a criança desenvolve sua coordenação motora, habilidades auditivas e visuais, exercitando mente e corpo. Grande benefício para a estimulação da linguagem, escrita, memória, atenção, imitação e imaginação.

Toda brincadeira reflete a realidade na qual a criança está inserida. Ela sustenta sua fala através de jogos (lúdico) desenhos, pinturas, numa postura subjetiva questionando seus desejos. Ela expõe seus sentimentos de alegria, medo, tristeza, desenvolvendo a capacidade de associar, conceituar, criar, imaginando simbolicamente o mundo em que se vive.

As características do brincar se diferem de acordo com as faixas etárias. As crianças menores fazem descobertas com experimentações, imaginações e atividades repetitivas. As crianças maiores lidam com as decisões, regras, compreendendo o outro, descobrindo o mundo em sua volta, aprendendo a socializar.

É relevante que o adulto estimule a imaginação das crianças, questionando-as de forma que elas procurem solução para dificuldades que surgirem. Brincar com as crianças reforça os laços afetivos. Seja em casa ou no âmbito escolar é importante que a criança socialize com as outras, fazendo novas amizades, pois a interação ajuda a descobrir algo novo.

É necessário respeitar o tempo, o espaço da criança no lúdico. Muitos pais excedem seus filhos com atividades, horários determinados e obrigações, ou até mesmo presenteiam com brinquedos caros e tecnológicos. O adulto que brinca com a criança estará estimulando-a no seu processo de desenvolvimento mental futuro. Em toda brincadeira ressalto também que é de suma importância que a criança aprenda aceitar perder no jogo, assim ela aprende a lidar com o “não” e com as perdas de uma forma mais saudável na fase adulta.

O brincar é a forma de uma criança se comunicar com o mundo e consigo mesma, e esta comunicação se dá através da brincadeira. O lúdico está em todas as atividades que desperta o prazer. Ele contribui para o desenvolvimento intelectual e cognitivo do ser. A criança que brinca se torna criativa, desenvolvendo ideias, ações. Ela aprende, recria na interação com o mundo em que vive.

Os olhos da pequena criança, brilham de alegria, ao brincar com seu simples brinquedo. Na interação com o outro se faz socializar. Colore de emoção o desenho no papel. Suas pequenas mãos criam um mundo próprio. O universo infantil se transforma se resignifica com a bola que rola, a boneca enfeitada, o brincar de esconde-esconde, pega-pega, amarelinha. A imaginação floresce com o faz-de-conta. Seja ela grande ou pequena, criança que brinca é uma criança feliz!”

ABRAÇOS INTERNAUTAS!

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *