www.facebook.com/bolinhapneus

Insatisfação Profissional

O ser humano está sempre em busca de satisfação naquilo que faz. É gratificante executar um trabalho que se sinta realizado, mas muitas pessoas estão infelizes no âmbito profissional.

A insatisfação no trabalho pode estar ligada a diversos fatores, sejam eles externos ou internos. Os fatores externos são inerentes ao ambiente de trabalho como: uma gestão má estruturada e sem planejamento, prejudicando a organização da empresa. Falta de feedback e reconhecimento do seu trabalho, dificultando o relacionamento entre liderança e funcionários. A falta de comunicação ou a mesma confusa, pode tornar-se um conflito entre todos.

O excesso de tarefas, o relacionamento entre colegas de trabalho, a insatisfação com o salário, não ter voz ativa, não ter desafios, más condições no ambiente profissional e não gostar do que faz, também é um dos motivos pelos quais o trabalhador pode tornar-se insatisfeito. Fundamental a liderança valorizar seus funcionários, elogiando os aspectos positivos e motivando-os.

Os fatores internos são aqueles que correspondem ao relacionamento interpessoal e familiar do trabalhador e até mesmo sua saúde psíquica e física. Tanto os fatores externos, quanto os internos podem interferir na vida pessoal e profissional deste trabalhador, deixando-o desmotivado, inseguro, produzindo menos e baixa autoestima. As más condições de trabalho podem refletir na saúde das pessoas, ocasionando ansiedade, depressão, estresse, somatizando fisicamente. O corpo e o emocional ficam comprometidos, podendo apresentar estafa mental, insônia, dores pelo corpo, enxaquecas, angústia, dor no peito, dentre outros.

É importante que identifique o que está causando sua insatisfação no âmbito profissional. Relevante fazer um autoconhecimento, buscar seus potenciais, não se cobrar tanto. É possível buscar prazer naquilo que se faz, visando o lado positivo, pois reclamar e não se erguer ficará estacionado. O medo do novo pode dificultar a sua evolução. Não tenha receio em momentos de crise, pois é a hora de se refazer. Se você mesmo não consegue encontrar um caminho para uma melhor qualidade de vida no trabalho, procure ajuda profissional.

No entanto, é extremamente relevante estarmos bem com a gente mesmo, isto reflete em todos os outros setores da vida. Satisfação profissional é tudo, e para sermos um ótimo profissional é necessário dedicação, ser criativo, proativo, ter credibilidade, organização, determinação, paciência nos autos e baixos, ter humildade, fazer o diferencial. Principalmente amar aquilo que faz, só assim, fará um trabalho bem feito e estará satisfeito, realizado e consequentemente terá um futuro profissional promissor.

Abraços Internautas!

Taciana Santos

Psicóloga e colunista do Virou Notícia

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *