PARA ONDE VÃO OS MATERIAIS DEIXADOS NOS ECOPONTOS?

A reportagem do Virou Notícia esteve no local e mostra a destinação final dos resíduos

A Prefeitura de Santa Luzia inaugurou, recentemente, o sétimo Ecoponto. De acordo com a administração municipal, os ecopontos estão aptos a receber descartes das pessoas em até 1m3/dia de itens como entulho, restos de poda e jardinagem, pneus, vidros, lâmpadas, eletroeletrônicos e recicláveis. Também contam com coletores de pilhas e baterias. Não recebem: lixo orgânico, animais mortos, óleos e medicamentos. Mas, para onde vai todo o material que é descartado nos sete ecopontos da cidade? Uma dúvida que muita gente tem e que o VIROU NOTÍCIA revela para os seus seguidores.

O local é conhecido como Fazenda da Pedras, ou Fazenda da Rocinha, e fica no distante bairro Barreiro do Amaral.

A nossa reportagem esteve por lá em julho do ano passado. Naquela oportunidade, alguns vereadores foram ver de perto a situação, depois de algumas denúncias, mas, da parte deles, ficou por isso mesmo.

Tivemos acesso às duas licenças expedidas em janeiro de 2019 e que vencem no próximo dia 24.

LICENÇA AMBIENTAL – CERTIFICADO 005/2019

Licença de Operação (LO) concedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente para atividade em área de triagem, transbordo e armazenamento transitório e/ou reciclagem de resíduos de construção civil e volumosos, (150 m3/dia), no local denominado Fazenda das Pedras (Fazenda da Rocinha), no bairro Barreiro do Amaral.

LICENÇA AMBIENTAL – CERTIFICADO 006/2019

Licença de Operação (LO) de atividade de aterro de resíduos da construção civil (Classe A), exceto aterro para armazenamento/disposição de solo proveniente de obras de terraplanagem (150 m3/dia).

Mas, o que constatamos é que, ao contrário do que constam nas duas licenças, a prefeitura de Santa Luzia apenas faz o manejo de todo o material que chega, diariamente, até aquela enorme área. Não havendo, portanto, nenhum tipo de reciclagem, por exemplo, e o local não parece ter transbordo do material e o armazenamento não é transitório, conforme prevê as licenças.

 

 

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *