1ª EXPOSIÇÃO DO ACERVO DO CORO ANGÉLICO

O Coro Angélico, um dos grupos musicais mais antigos da cidade de Santa Luzia, abre, pela primeira vez, o seu acervo musical, fotográfico, audiovisual e de objetos, para visitação pública.
A exposição faz parte das comemorações do aniversário de 279 anos de criação da Paróquia Santa Luzia e da festa de Santa Luzia (2023) e pretende iniciar um processo de democratização do acesso da população ao patrimônio cultural preservado pela Associação Coro Angélico.
A exposição acontece na capela do Instituto São Jerônimo, localizada à rua Floriano Peixoto, nº 409, bairro Centro, Santa Luzia, entre os dias 01 e 13 de dezembro, das 13h às 18h. A entrada é gratuita e os grupos de pessoas e escolas podem agendar visitas por meio da página oficial do Coro Angélico no Instagram.

Criado em 1952, após a extinção dos corais “Ramos” e “Dolabella”, o Coro Angélico herdou desses, peças musicais sacras, eruditas, populares e folclóricas dos séculos XVIII, XIX e XX. Várias partituras são assinadas por autores ainda não catalogados em pesquisas científicas, como por exemplo os músicos Francisco de Paula Marinho, Eduardo José da Silva Castro, Francisco de Paula Cândido e Manoel da Fonseca, cujas obras foram compostas entre 1798 e 1950.

COR JESU

Já o Cor Jesu (Coração de Jesus), coral misto a quatro vozes, foi criado em 2006 por Piedade Vieira, uma das fundadoras do Coro Angélico. Ambos os corais se destacaram no cenário cultural local pelo seu trabalho de preservação da música colonial mineira e incorporação de músicas populares brasileiras e internacionais em seu repertório.
O advento da chegada da pandemia da Covid-19 em Santa Luzia paralisou as atividades do Coro Angélico e do Cor Jesu entre 2020 e 2021. Frente ao cenário de dificuldades enfrentadas pelos vários corais de Santa Luzia desde o início da década de 2010, agravados pela pandemia, o Coro Angélico e o Cor Jesu fundiram-se em 2022, viabilizando assim, a manutenção das suas atividades durante a festa de Santa Luzia, o Setenário das Dores, a Semana Santa e outras apresentações culturais.

FOTOS: Ramon Damásio/Virou Notícia

 

 

 

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *