BEBÊ MORRE NO SÃO JOÃO DE DEUS

Prefeitura emite nota de esclarecimento

Um dia após o sepultamento da bebê Olívia que faleceu, na última segunda-feira (11), na maternidade do São João de Deus, com apenas três dias de vida, por Cardiopatia Congênita, a prefeitura de Santa Luzia se pronunciou sobre o ocorrido. Uma nota de esclarecimento foi publicada nesta quarta-feira (13).

A Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público prestar condolências e lamentar o óbito de uma recém nascida, ocorrido no Hospital São João de Deus, na última segunda-feira, dia 11.

O Hospital São João de Deus é uma instituição privada, filantrópica, com intervenção administrativa do Executivo Municipal e Ministério Público. Por meio de contrato de prestação de serviços, a instituição executa serviços de saúde pública e, portanto, diante dos últimos acontecimentos, reafirmamos o compromisso em se apurar o ocorrido, e auxiliar em eventuais apurações em outras esferas.

Esclarecemos aos familiares e à toda população luziense que a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua equipe técnica, Secretário Municipal, Comissão Interventora, e demais órgãos internos apuratórios, como a Controladoria Municipal, promoverão a investigação necessária, para esclarecimentos dos fatos e tomadas de providências cabíveis.

A demanda de igual forma está em acompanhamento pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, sendo que na data da segunda (11), o caso foi acolhido e atendido pelo Plantão Social.

Por fim, a Prefeitura Municipal de Santa Luzia, reafirma o profundo pesar aos familiares, se colocando à disposição destes, e irá colaborar com qualquer eventual investigação em outras instâncias.

O QUE DISSE O HOSPITAL

Ainda na terça-feira, o hospital emitiu a seguinte nota:

No intuito de fornecer esclarecimentos sobre fato ocorrido no dia 11/03/2024 na Maternidade do Hospital São João de Deus (HSJD), onde uma recém-nascido sob cuidados médicos na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), própria para manejo de pacientes nessas condições, evoluiu à óbito, cerca de 36 horas após o seu nascimento, por questões inerentes à sua condição de saúde, destaca-se o seguinte:
Em atenção ao sigilo médico e considerando as questões sensíveis relacionadas ao luto familiar, é importante frisar que toda a assistência médica necessária para o cuidado da criança foi prontamente prestada.
Desde o momento do seu nascimento, a equipe médica e de enfermagem da Instituição dedicou-se integralmente ao seu bem-estar, fornecendo os tratamentos adequados dentro da sua capacidade e estrutura.
Quando se tornou evidente a necessidade de cuidados intensivos além da capacidade da unidade, procedeu-se prontamente com a solicitação de transferência hospitalar para um centro especializado, onde a criança pudesse receber os cuidados específicos e avançados necessários para sua condição.
O corpo assistencial do Hospital de São João de Deus presta suas mais sinceras condolências à família e coloca-se à disposição dos pais para nacolhimento e esclarecimentos que se fizerem necessários.
Reiteramos nosso compromisso com a transparência e a integridade em todas as nossas práticas médicas, mantendo o respeito ao sigilo médico e à privacidade dos pacientes e de suas famílias em todos os momentos.

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Na terça-feira, a nossa reportagem conversou com o pai da bebê que relatou ter presenciado vários equipamentos na maternidade que apresentaram problemas. Assista a entrevista exclusiva

 

#jornalvirounoticia #jornalismo #saude #morte #santaluziamg

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *