DENGUE – PREFEITURA DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
|SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
Prefeitura de Santa Luzia publica decreto em decorrência dos casos de dengue
Conforme antecipamos mais cedo, foi publicado no Diário Oficial do Município desta terça (6/2), o Decreto nº 4.289/2024 que Declara Situação de Emergência em Saúde Pública no Município de Santa Luzia em razão do cenário epidemiológico de Doenças Infecciosas Virais – Arboviroses.
O DECRETO – que tem prazo de 180 dias – considera o crescente registro do número de casos suspeitos e/ou confirmados de pacientes infectados pelo mosquito Aedes Aegypti, além do registro nas Unidades de Saúde do Município de considerável aumento do número de casos suspeitos (2.683 para dengue e 89 para chikungunya) e/ou confirmados (329 para dengue e 12 para chikungunya) de pacientes que apresenta(ra)m quadro positivo de infecção pela doença dengue.
Ainda de acordo com o DECRETO, fica autorizada a adoção de todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento da incidência de casos de arboviroses, em especial a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento da situação emergencial. Já a dispensa de licitação na situação emergencial somente será permitida enquanto perdurar a vigência do decreto.
O DECRETO também garante que sempre que houver obstáculos ao ingresso em qualquer imóvel o Agente de Combate às Endemias – ACE reportará o fato à Secretaria de Saúde que adotará as medidas administrativas e judiciais cabíveis, para garantir o acesso dos agentes sanitários aos imóveis.
Também será instituído o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses (dengue, zika ou chikungunya) formado por representantes das secretarias de Saúde, Obras, Meio Ambiente, Des. Social, Guarda Municipal, Educação e des. urbano.
PREFEITO TAMBÉM ESTÁ COM DENGUE
Pastor Sérgio, prefeito de Santa Luzia, também foi diagnosticado com dengue. O chefe do executivo luziense está internado, há dois dias e segue em observação. Em conversa com a nossa reportagem, nesta terça-feira (6/2), por telefone, Pastor Sérgio disse que segue se recuperando bem, com melhoras do quadro, mas permanece em observação. Acompanhado pela esposa, a pastora Chênia Costa, ele disse que os profissionais de saúde estão preocupados com o crescimento assustador dos casos, em todo o estado de Minas Gerais e no Brasil. “Isso, evidencia a necessidade de a gente ter que ampliar as ações para proteger a população luziense. Por conta disso, fizemos a publicação do decreto de situação de emergência, acompanhando o Estado, para viabilizar ações para enfrentamento dessa situação. Entre as ações, também está a ação coercitiva, já que tem muita denúncia de lotes vagos onde os proprietários não estão cuidando. E com o decreto poderemos adotar as medidas administrativas e judiciais cabíveis, para garantir o acesso dos agentes sanitários aos imóveis ”, disse o prefeito.
De acordo com uma fonte do Virou Notícia, o prefeito continua em pleno exercício acompanhando e despachando as demandas necessárias remotamente. Em contato direto com o chefe de gabinete, procuradora geral e Secretários.