“CAFÉ COM PROSA” DEBATE SOBRE O AUTISMO
|CAFÉ COM PROSA – O Autismo foi o tema central
A Praça Luiz Carlos de Freitas, no Conjunto Morada do Rio, em Santa Luzia, foi o palco para a realização de um café da manhã diferente, neste domingo (28/4).
A iniciativa foi do André Silva, mais conhecido como “Bifão “, pai de um adolescente autista, de 13 anos. Ele reuniu familiares do pequeno Miguel, de apenas 6 anos, que também tem autismo.
O objetivo, de acordo com André Bifão, é o de chamar a atenção da sociedade luziense sobre o tema que ainda precisa ser mais debatido perante à população.
Ele também comentou sobre a situação nas escolas de Santa Luzia que contam com profissionais de apoio, além da dificuldade em conseguir medicamentos na rede pública.
O autismo — nome técnico oficial: transtorno do espectro do autismo (TEA) — é uma condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Não há só um, mas muitos subtipos do transtorno. Tão abrangente que se usa o termo “espectro”, pelos vários níveis de suporte que necessitam — há desde pessoas com outros transtornos, doenças e condições associadas (coocorrências), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum, algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.