DEFESA CIVIL APRESENTA PLANO DE CONTINGÊNCIA
|PLANO DE CONTINGÊNCIA
O Plano de Contingência de Santa Luzia para o período chuvoso 2023/2024 foi apresentado nessa terça-feira (19), pela Coordenadora Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), Lorena Borges. Estiveram presentes no evento o prefeito Pastor Sérgio, representantes de diversas secretarias municipais, da Polícia Militar, Copasa, entre outros entes envolvidos.
O plano traz todo o planejamento do município para o período do ano em que as chuvas são mais intensas. No documento estão discriminadas as ações que devem ser tomadas por todos os órgãos envolvidos, seja como forma preventiva, durante e após a incidência das chuvas fortes. “Estamos concentrando os nossos trabalhos na prevenção, mas seguimos preparados para que, caso haja algum sinistro, nossa resposta seja rápida”, explicou a coordenadora da COMPDEC.
“O planejamento é necessário. Rogamos a Deus que não precisemos usar, mas a cidade tem que estar pronta para atender a população. Essa é uma questão de humanidade. Se acontecer qualquer um desses casos estaremos prontos para dar uma resposta o mais rápido possível”, frisou o Prefeito Pastor Sérgio.
Durante o encontro foram apresentados dados sobre a topografia do município, que conta com 75 áreas de risco, entre aquelas em que o risco é hidrológico (alagamento) e geológico (regiões de encosta). O plano de contingência deverá ser acionado caso o Rio das Velhas atinja a marca de 5 metros; em situações de risco de ocorrências pela dimensão do impacto e em casos em que haja previsão de precipitação de mais de 100 mm, por um período maior que 72 horas.
Segundo o INMET e o IGAM, institutos de meteorologia, a previsão para os meses de janeiro e fevereiro é de chuvas abaixo da média com altas temperaturas.
A coordenadora da Defesa Civil chamou a atenção para as duas próximas semanas, em que há previsão de fortes chuvas para a cidade.
Para receber avisos, basta mandar um SMS com o CEP da residência para 40199.