“ESTAÇÃO DE MEMÓRIAS”

“ESTAÇÃO DE MEMÓRIAS”

O primeiro encontro para apresentação do projeto “Estação de Memórias”, que aconteceu na terça-feira (23/5), no Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida com um “café com prosa”.
O projeto é uma iniciativa da VLI Logística, que tem o apoio da Agência de Iniciativas Cidadãs e da Prefeitura de Santa Luzia.

Neste primeiro encontro, moradores da cidade foram convidados para conhecerem o projeto e compartilharem suas memórias sobre o trem de ferro no município. A partir deste primeiro encontro serão realizadas pesquisas, mobilizações e oficinas junto à comunidade local, que culminarão em uma exposição sobre a memória ferroviária e como as histórias da cidade e da ferroviária se encontram. Cidades como Matozinhos (MG), Cachoeira (BA) e Divinópolis (MG) já receberam o projeto.

O trem chegou à Santa Luzia há 130 anos, quando a Estação Ferroviária foi inaugurada em 1893. A partir daí, toda região do bairro se desenvolveu a partir do trem e do comércio que nascia por ali. Uma das etapas do projeto, a exposição, ficará aberta no antigo prédio da estação, que será restaurado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O projeto prevê a restauração de todo conjunto que reúne cerca de 2km. A primeira etapa contemplará as edificações: estação, plataforma, galpão e caixas d’água.

“Esse projeto significa o resgate da memória dessas pessoas que tiveram contato diretamente com a ferrovia, a estação e o trem. Essa memória significa hoje para a cidade uma demonstração dessa importância das pessoas que ali conviveram e tiveram esse contato diretamente, mas que nos impulsiona a olhar para a estação não como algo parado, mas como algo que pode ser o movimento que precisamos para caminhar daqui para frente”, reforçou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Cassiano Boldori.

Fotos: @ramondamasio

#jornalvirounoticia #jornalismo #santaluziamg

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *