JUBILEU DE SANTA LUZIA 2021

“100 anos de evangelização com Santa Luzia”

Depois de um 2020 atípico, por conta da pandemia de Coronavírus, que fez com que a maior festa religiosa da cidade acontecesse com algumas restrições, este ano o evento está de volta.

O Santuário Arquidiocesano de Santa Luzia, local que guarda uma das maiores riquezas históricas e artísticas da região, além de ser símbolo de fé e religiosidade, já está pronto para receber os milhares de fiéis e devotos da santa protetora da visão e padroeira da nossa cidade.

Este ano, o tema é “100 anos de evangelização com Santa Luzia”. Os vice-presidentes são Hilton Lucas Marques e Rosângela Vitalino de Melo Marques.

A devoção a Santa Luzia é antiga e se tornou uma tradição familiar, transmitida de geração a geração. Neste período as ruas no entorno do santuário ficam repletas de fiéis de todo Brasil. Nas casas, as tradicionais bandeiras são colocadas nas janelas e sacadas. Os devotos da Santa vêm cumprir suas promessas e/ou fazer penitências em pedido ou agradecimento de cura dos olhos.

PROGRAMAÇÃO

Nos dias 12 e 13 de dezembro as missas serão campais e vão ser celebradas em frente ao santuário, na rua Direita. Durante todas as celebrações do jubileu dentro e fora da igreja será necessário o uso de máscaras, manter a higienização das mãos com álcool em gel, além de respeitar o distanciamento.

Neste domingo (12), as missas acontecem às 6h, 8h e 10h.

Às 11h, haverá procissão saindo do Santuário Santa Luzia, em direção à Igreja do Rosário. Durante o trajeto é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento. Em seguida, às 11h30 venda de almoço, no espaço de eventos da Igreja do Rosário.

Depois, as missas serão celebradas no Santuário Santa Luzia, às 12h, 14h, 16h e 18h.

 

DIA 13 – SEGUNDA-FEIRA

0h, missa solene com músicas tradicionais compostas por José Maria Lopes e executadas pelo Coro Angélico e Orquestra Sacra.

Participação dos últimos 13 festeiros do Jubileu de Santa Luzia.

3h Missa

5h Alvorada festiva com repique de sinos anunciando a alegria do Jubileu

7h, 9h, 11h, Missa no Santuário

11h30 – Venda de almoços no espaço de eventos do Rosário

13h, 15h, 17h Missa no Santuário

18h Procissão Luminosa com a imagem de Santa Luzia

A chegada dos ônibus com visitantes será feita pela Rua do Serro, atrás do Santuário de Santa Luzia, vindo pelo bairro Córrego das Calçadas.

Para evitar aglomerações e disseminação da covid-19, a Prefeitura não permitiu barracas de feirantes e outros tipos de ambulantes no Jubileu 2021.

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.