SEGURANÇA PÚBLICA – ANUÁRIO BRASILEIRO
|O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, publicado na última semana, divulgou as 50 cidades mais violentas do país em 2022 , nenhum município do estado aparece nessa lista
A categoria Mortes Violentas Intencionais (MVI) corresponde à soma das vítimas de homicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais em serviço e fora (em Minas Gerais, contabilizadas dentro dos homicídios).
De acordo com o anuário, Minas Gerais registrou queda no número de latrocínios de 93 em 2021 para 74 em 2022. A taxa de lesão corporal seguida de morte também caiu no estado, de 35 em 2021 para 30 no ano passado.
Minas Gerais, o estado com maior número de municípios do país, tem quase metade da média nacional de mortes violentas, com 12,6, enquanto a média do Brasil é de 23,4. Apenas seis estados e o Distrito Federal ficaram abaixo da média nacional. Segundo o estudo, Minas aparece como o terceiro estado menos violento do país.
CIDADES MAIS VIOLENTAS
Além de Minas Gerais, outros nove estados também não aparecem na lista das 50 cidades mais violentas do país. São eles: São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Espírito Santo, Roraima, Tocantins e Alagoas. A Bahia lidera o ranking com 12 municípios na lista, sendo quatro entre os primeiros.
SANTA LUZIA
Nas última semanas, a nossa reportagem tem veiculado diversas matérias relacionadas aos furtos de carros e motocicletas, além dos arrombamentos em estabelecimentos comerciais e residências.
De acordo com a assessoria de comunicação do 35º, referente aos crimes de furto transcorridos em Santa Luzia, através de análises, comparando o 1º semestre de 2022 com o 1º semestre do presente ano, “constatou-se que tivemos redução do crime de furto, como também apresentamos redução nos crimes de roubo e arrombamento de residência. Porém, houve um aumento no furto de veículos. Com o objetivo de coibir o furto de veículos, como também as outras modalidades ora mencionadas, o 35º Batalhão diariamente vem realizando operações preventivas em locais estatisticamente predefinidos”, diz a nota.