SANTA LUZIA RETORNA AO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO

Conquista impulsiona economia e cultura local

*Por Cibele Miranda

 

Santa Luzia foi oficialmente inserida no Mapa do Turismo Brasileiro. A informação foi confirmada no último dia 18 de junho e coroa um processo de reestruturação técnica e administrativa, posicionando a histórica cidade mineira em um patamar de destaque para a atração de visitantes e captação de investimentos federais.
Em entrevista concedida à nossa reportagem, a Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Regilene Carvalho, celebrou o retorno e destacou o empenho coletivo da gestão. “O sentimento é de muita alegria, orgulho e responsabilidade. Estar novamente no Mapa do Turismo Brasileiro representa mais visibilidade para nossa cidade histórica, novas oportunidades de crescimento econômico e turístico, e a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou a secretária.
O retorno ao Mapa, no entanto, não é um processo automático e exige o cumprimento de uma série de regras estabelecidas pelo Ministério do Turismo. Entre as principais adequações necessárias para a cidade, destacaram-se a manutenção do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) formalmente ativo e com atas atualizadas, a estruturação de um órgão gestor em funcionamento e a comprovação de dotação orçamentária própria para o setor.
Ainda de acordo com a secretária, o sucesso dessa etapa exigiu evidenciar a atuação contínua do município através de registros, eventos e projetos. “Mais do que atender exigências burocráticas, o processo demandou organização institucional, conformidade documental e alinhamento técnico às diretrizes da política nacional de turismo”, disse Regilene Carvalho, valorizando o forte trabalho de bastidores e a criação de um Plano de Trabalho elaborado de forma consciente junto aos conselheiros do COMTUR.
Com a certificação garantida, o município agora estrutura os próximos passos. O planejamento abrange desde a manutenção da regularidade no sistema federal — garantindo que a cidade permaneça apta a receber verbas — até a qualificação direta da oferta turística. A valorização de atrativos culturais e gastronômicos, o fortalecimento de eventos já consolidados como o tradicional Festival do Tropeiro Mineiro, e a capacitação dos profissionais locais passam a ser prioridades absolutas.
Para impulsionar a atração de visitantes, a articulação com instâncias de governança, como o Circuito do Ouro e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, continuará sendo uma estratégia central da pasta para integrar roteiros regionais. “O foco estará na captação de recursos e no desenvolvimento de projetos estruturantes que gerem impacto direto na economia local, promovendo o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável, geração de renda e valorização da identidade cultural luziense. Em síntese, o desafio agora é transformar essa conquista em resultados concretos e duradouros para a cidade”, concluiu Regilene.

*Supervisão Ramon Damásio

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *