Meninos cantores de Santa Luzia se apresentam na capital mineira

MENINOS CANTORES DE SANTA LUZIA & AMIGOS DA MPB

O Coral Mater Ecclesiæ – Meninos Cantores de Santa Luzia, fará um show no próximo dia 29 (quinta-feira), às 20 horas, no Teatro Bradesco, ao lado de cantores e compositores mineiros. O show tem como objetivo angariar fundos para o Coral participar – ao lado de 900 crianças e adolescentes dos quatro continentes – do XLI Congresso Internacional Pueri Cantores, organizado pela Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil com apoio da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que acontecerá em julho de 2017, na capital fluminense.

O SHOW

O show “Mater Ecclesiæ & Amigos da MPB“, sob a regência do Maestro Cleber de Castro, contará com participações especiais de Tavinho Moura nas músicas ‘Paixão e Fé’ (Tavinho Moura/Fernando Brant) e ‘Peixinhos do Mar’ (canção tradicional de marujada); Rodrigo Borges (músicas autorais) e ‘O Trem Azul’ (Lô Borges/Ronaldo Bastos); Trio Amaranto ‘Clube da Esquina’ (Milton Nascimento/Márcio Borges) e ‘Sabiá’ (Tom Jobim/Chico Buarque); Ladston do Nascimento (‘Pipiripau’ e ‘A Bailarina e o Último Samurai’ (ambas de Ladston do Nascimento/Antônio Martins) e Maurício Tizumba (músicas autorais). O coral interpretará também canções de Fernando Brant em parceria com Milton Nascimento: ‘Nos Bailes da Vida’, ‘Maria, Maria’ e ‘Canção da América’, além das canções ‘Planeta Sonho’ (Flávio Venturini/Vermelho e Márcio Borges), ‘Paisagem na Janela’ (Lô Borges/Fernando Brant) e Acalanto (Dorival Caymmi). Participações dos músicos: Ricardo Cheib (percussão), Daniel Augusto (teclados), Saúva (grupo de congado) e do Conjunto de Flautas Doces do Coral sob a regência do Maestro João Carlos Rosolini.

Os ingressos custam R$ 30 (meia) e R$ 60 (inteira).

 SOBRE O CORAL

Em 15 de agosto de 1995 nascia, em Santa Luzia, o Coral Mater Ecclesiæ, fundado por iniciativa do Padre José Januário Moreira. Dois anos após a sua fundação, o coral já fazia parte da Federação Nacional de Meninos Cantores do Brasil, e da Federação Internacional “Pueri Cantores” com sede em Roma.

Com a criação do coral, além da possibilidade de desenvolvimento de talentos inatos, ofereceu-se uma chance para a solução de um problema social e para conscientização do indivíduo como cidadão.

Filiado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santa Luzia o Coral Mater Ecclesiæ é membro efetivo não governamental e hoje a Instituição desenvolve projetos de ações sócio-educativas e trabalho de apoio sócio-familiar, direcionado a seus coralistas e respectivas famílias.

Também conhecido como “Meninos Cantores de Santa Luzia”, o coral é formado por 45 integrantes titulares, entre 8 e 20 anos. Além dos titulares, futuros cantores participam de cursos preparatórios para o ingresso no coral.

Na área artística, o coral trabalha com quatro naipes principais, executando peças de até oito vozes. Seu repertório abrange desde o canto gregoriano, a música sacra e profana do período renascentista, até peças contemporâneas de caráter folclórico e popular. O Coral Mater Ecclesiæ executou inúmeras peças de grandes compositores como Palestrina, Haendel, Bach, Mozart, Haydn, Haendel, Stravinsky, além de canções de Bruno Colais, John Rutter, Tom Jobim, Edu Lobo, Milton Nascimento, Chico Buarque, Noel Rosa, Pixinguinha dentre outros.

Em 1999 o coral gravou o seu 1º CD – “Laudate Pueri Dominum”, relançado em 2009 em edição especial remasterizada. Desde então, participou de diversos outros CDs de artistas de renome.

Em 22 anos de atividades ininterruptas, o Coral Mater Ecclesiæ esteve presente em todos os Congressos da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil realizados em diversos estados brasileiros.

Neste ano os Meninos Cantores de Santa Luzia estarão presentes ao lado de aproximadamente 900 crianças e jovens dos quatro continentes no XLI Congresso Internacional Pueri Cantores, que será realizado no Rio de Janeiro entre os dias 18 e 23 de julho.

Desde a sua fundação, o coral é regido pelo maestro Cleber Geraldo Vieira de Castro, auxiliado pelo maestro e professor João Carlos Rosolini.

 

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *