PROGRAMA RUAS NOVAS NÃO PARA E JÁ BENEFICIOU MAIS DE 10 BAIRROS DE SANTA LUZIA
|VÁRIAS REGIÕES DA CIDADE TIVERAM RUAS CALÇADAS OU RECUPERADAS PELA PREFEITURA
Em execução no município desde o início do ano o programa ruas novas não para e beneficia moradores de todas as regiões de Santa Luzia. A secretaria municipal de Obras mantém equipes que além de calçar ruas, estão recuperando calçamento em várias outras vias. Mais de 15 ruas já tiveram a rede fluvial e o calçamento recuperado. Já são mais de 22 ruas calçadas em mais de 10 bairros diferentes.
A Rua Jaboticabeira no bairro Bom Destino está em obras para receber a benfeitoria. Um dos moradores mais antigos da rua, o pedreiro, Sebastião Pereira, ficou satisfeito com o início da obra. “Moro aqui na rua há 16 anos e é muito bom ver o calçamento chegando. A manutenção da rua fica mais fácil além de valorizar o nosso imóvel”, acredita. Fazendo coro com Sebastião, a funcionária pública aposentada, Eloína Luzia mostra o carro sujo de barro na rua, e espera que esse problema fique no passado daqui a poucos dias: “quando chove a gente tem problema na hora de sair de casa. Sem contar que o ambiente fica feio. Graças a Deus vai melhorar a rua”, desabafa. O estudante, Pablo Ferreira, destaca o fim da poeira. “Vai ajudar demais a acabar com o barro e com a poeira. Vai melhorar 100%”, finaliza. A previsão é de que o calçamento na Rua Jaboticabeira, no bairro Bom Destino esteja concluído em aproximadamente 25 dias.
Acompanhando de perto o programa, o prefeito, Dr. Gilberto, ao lado do secretário de Obras, Rogério Dias, percorreu vários bairros na última semana para ver o andamento das obras. No bairro Nova Conquista, Dr. Gilberto viu a Rua 19 com mais de 60% do calçamento colocado. A moradora Rosângela Ferreira também acompanha de perto a obra, e se diz contente com o calçamento na porta de casa. “Estou achando melhor porque antes a gente andava no barro, menino caía e a ambulância não subia. Fica melhor pra saúde da gente além de valorizar o bairro”, afirma Rosângela. Leidiane Ferreira destaca o compromisso de Dr. Gilberto. “Ele veio aqui na campanha e voltou agora. É bom porque ninguém nunca fez nada e ele agora está fazendo”.
Nas ruas Amambaí, Jabaquara e Cristal no bairro Asteca os moradores se emocionam ao lembrar de quem não viu a pavimentação chegar ao bairro. Como conta a senhora Bernadete Lopes. “Moro há 33 anos aqui e até pouco tempo, aqui não passava nem moto, (mostrando a Rua Jabaquara). Estamos muito felizes, a comunidade agradece. Muitos morreram e não viram o benefício chegar”. Fala a senhora derramando lágrimas dos olhos. Paulo Francineti da Rua Amambaí afirma que a comunidade esperava há muito tempo pelo benefício. “O pessoal não está nem dormindo, esperando pelo calçamento. O prefeito está no caminho certo”. Sentencia Paulo.
Ainda no bairro Asteca Dr. Gilberto foi até a casa de alguns moradores, ouviu as demandas e visitou a associação Ceara de Luz, uma das favorecidas com os alimentos arrecadados durante o Rodeio Show, e constatou o benefício direto para a comunidade do bairro. “A gente fica muito feliz em ver que os alimentos doados estão sendo muito bem aproveitados por crianças e famílias que realmente necessitam desse auxílio. É muito gratificante”. A presidente da associação Ceara de Luz, que atende uma média de 50 crianças por dia, Maria Madalena, conta que além das crianças, famílias carentes foram beneficiadas com os alimentos. “A gente tem 230 famílias carentes cadastradas na associação. Então quem realmente precisa está recebendo os alimentos que foram doados pela prefeitura, que também estão sendo usados na cozinha para as crianças”, afirma Madalena.
No bairro Duquesa I, distrito de São Benedito, o morador, Edmílson Nazário, não acreditava que o calçamento fosse chegar à sua rua. “Eu dizia que ia sair quando galinha nascesse dente. Porque o tanto de prefeito que já passou por aqui fazendo propaganda, vinha e não fazia nada. Quando eu vi o pessoal mexendo, pra mim foi emocionante. Ficou ótimo”, finaliza Edmílson.
A ex-professora, Maria Evangelista Carvalho, de 81 anos, moradora do bairro Adeodato, junto com vizinhos, redigia uma carta de agradecimento ao prefeito quando foi surpreendida com a visita de Dr. Gilberto. “Um sonho realizado. Iríamos fazer uma carta de agradecimento, mas de surpresa ele apareceu na minha casa e pude agradecer pessoalmente. Fiquei muito feliz. Esperávamos o calçamento por muito tempo”, conta emocionada Maria Evangelista.
A secretaria municipal de Obras mantém seis equipes calçando as ruas do município. Os próximos bairros a serem atendidos serão: Gameleira, Bom Destino, Santa Matilde, Baronesa, Barreiro do Amaral e Adeodato.