PROJETO CUCA LEGAL VISITOU ESCOLA DAGMAR BARBOSA

Na manhã dessa quarta-feira (28/6), os alunos da Escola Municipal Dagmar Barbosa, que fica no bairro Frimisa, assistiram a uma palestra sobre boas praticas no trânsito. A iniciativa faz parte do Projeto Cuca Legal, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, da Prefeitura de Santa Luzia. O evento também contou com a parceria do Clubinho Honda, projeto da concessionária de motos que tem sede na cidade e incentiva a segurança no trânsito.

Além da palestra, de forma lúdica, as crianças ainda tiveram a oportunidade de participar de um jogo estilo tabuleiro, onde aprendem lições sobre a segurança no trânsito a cada passo que avançam. O principal objetivo das atividades é mostrar para as crianças a importância de comportamentos seguros como pedestres e passageiros, visto que os pequenos são importantes multiplicadores de atitudes conscientes.

Além da Guarda Civil Municipal de Santa Luzia e agentes da Coordenadoria de Educação para o Trânsito – vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transporte, ainda estiveram presentes servidores da Guarda Municipal de Nova Lima e da Translagos, autarquia do Trânsito de Lagoa Santa.

SOBRE O PROJETO

Criado há 11 anos, o projeto “Cuca Legal” é gerido pela Prefeitura de Santa Luzia, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes. O projeto, consiste em conscientizar os alunos da rede municipal de ensino, sobre o trânsito. Além de palestras, o projeto também oferece uma brincadeira que é sucesso entre os estudantes. Um tabuleiro e um dado gigantes são colocados no pátio da escola e são escolhidos na plateia um menino e uma menina. Juntos, os dois irão disputar, ao longo de meia hora, para ver quem sabe se comportar melhor no trânsito. Os pequenos adoram: torcem pelo seu jogador preferido enquanto aprendem.

Depois, réplicas do tabuleiro, em formato de cartilhas, são deixadas nas escolas, para que as crianças sigam jogando e aprendendo. O projeto foi criado em Santa Luzia e tem feito sucesso até fora do município. “Já apresentamos o projeto em vinte cidades e cinco delas já nos pediram autorização para copiar a idéia”, diz o GCM Herivelton Magno dos Santos, que é superintendente de trânsito e transporte da secretaria e que foi quem criou a brincadeira em 2011.

 

Fotos: Prefeitura Santa Luzia

 

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *