ESCOLAS IRÃO SUBSTITUIR SIRENE POR SINAL SONORO MUSICAL
|Medida proporcionará ambiente inclusivo na educação municipal
A secretaria muinicipal de Educação de Santa Luzia adotará medida importante para substituir as tradicionais sirenes das escolas por sinais sonoros musicais ou visuais. A portaria SMED Nº09, de 24 de junho de 2024, foi publicada nessa quarta, no Diário Oficial do Município (DOM) e Dispõe sobre a obrigatoriedade de substituição de sinais sonoros convencionais, utilizados no início e término de aulas, de provas e de período de recreio, por sinais musicais ou visuais adequados aos estudantes portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos estabelecimentos da Rede Municipal de Ensino de Santa Luzia.
Ainda de acordo com a portaria, as escolas da rede municipal de Ensino de Santa Luzia, serão obrigadas a substituir gradativamente os sinais sonoros estridentes de início e término de aulas, de provas e de período de recreio por sinais musicais ou visuais, adequados a estudantes (TEA).
A música utilizada para substituir os sinais sonoros estridentes deverá ser suave, agradável e ter volume adequado para não causar desconforto aos estudantes com Transtorno de EspectroAutista, a fim de se evitar risco de pânico ou incômodos sensoriais.
Os sinais musicais previstos na Portaria visam à proteção das crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA) ou qualquer outro estudante com sensibilidade auditiva.