Missa Campal – Jubileu 2016

Para encerrar as festividades no dia da padroeira da cidade, centenas de fiéis acompanharam o andor com a imagem de Santa Luzia que percorreu as ruas do Centro Histórico no final da tarde desta terça (13/12).

Teve gente que acompanhou a festa pela primeira vez. Foi o caso da jovem Joanna (21), moradora do Ribeiro de Abreu, em Belo Horizonte, que a convite da amiga Juanita, compareceu e aprovou. “Muito bom, gostei muito. Fiquei emocionada quando a imagem da santa saiu em procissão. Minha mãe vem todo o ano, agora vou convidar outros parentes e amigos para virem também”, disse.

Márcio Oliveira, frequenta a Festa de Santa Luzia há 18 anos. Ele vende o tradicional Bolinho de Feijão. O ambulante chegou às 7h da manhã com 400 bolinhos. Entre um atendimento e outro, falou com a nossa reportagem. “Santa Luzia é uma referência pra gente. Sempre tivemos êxito nas vendas”, disse. Márcio ainda lamentou a ausência dos romeiros. ” O movimento não foi como nos anos anteriores. Acredito que por conta da chuva, mas mesmo assim vale à pena”, finalizou.

O casal de comerciantes de Santa Luzia, Eny e Abel, também foi acompanhar de perto o jubileu deste ano.

O casal Rosângela e Jorge, moradores do Conjunto Cristina C, instalou uma barraca na rua Direita onde vendia imagens e artigos religiosos. Dona Rosângela lamentou as vendas. “Esperava vender mais. Muita gente sem dinheiro este ano”, disse. Já o marido, Jorge, que também é restaurador, alegou que os poucos clientes que adquiriram os produtos, queriam desconto. “Teve freguês que pediu pra abaixar o preço e com uma nota de cem reais no bolso. Mas o que vale é estar aqui, junto dos fiéis todo ano”, finalizou sorrindo.

 

O ponto alto da procissão é sempre a chegada da imagem à Igreja Matriz. E mais uma vez, a emoção tomou conta de quem acompanhou de perto o momento. Álvaro Diniz foi o responsável por recepcionar a padroeira com sua narração inconfundível.

Após a chegada da procissão, Padre Danil celebrou a missa campal nas escadarias da Matriz de Santa Luzia que foi acompanhada por centenas de fiéis devotos da padroeira dos olhos. Os cânticos ficaram por conta do Coral Sol Nascente, do bairro Nossa Senhora das Graças. Este ano, o casal Presidente do Jubileu foi Rosana Aparecida Alves Reis e Paulo Sérgio Reis.

Fotos: Ramon Damásio/Virou Notícia

 

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.