JORNALISTAS “BARRADOS” NA PREFEITURA DE SANTA LUZIA

Fui impedido de entrar na Prefeitura – Por Ramon Damásio – Jornalista/Virou Notícia

Um servidor da Prefeitura Municipal de Santa Luzia impediu a minha entrada e a de um colega jornalista nas dependências do órgão público.

O fato ocorreu na última quinta-feira (13), quando estávamos acompanhando uma operação do Ministério Público que acontecia em vários endereços, entre eles, a prefeitura.

Cheguei por volta das 7h30, uma equipe da TV Globo já estava no local. Estacionei o carro e me dirigi até a portaria da prefeitura para tentar alguma outra informação sobre a operação. Pouco depois chegou o colega Dany Starling, do Observatório Luziense.

Dado o alto impacto da notícia, de interesse da maioria, eu e o colega Dany, aguardamos o horário em que o atendimento ao público externo começasse, às 8h. Combinamos que entraríamos no meu carro – com a única intensão – de nos dirigirmos até ao prédio onde fica a assessoria de comunicação para obtermos um posicionamento da prefeitura sobre o ocorrido. Mas, para a nossa surpresa, quando passávamos pela portaria, fomos IMPEDIDOS de entrar, sob o argumento de que “a imprensa teria que esperar do lado de fora, não podendo entrar nas dependências daquele órgão público.

O nosso acesso foi impedido. A restrição da imprensa em ter acesso ao órgão público fere o Artigo 220 da Constituição Brasileira que menciona em seu parágrafo primeiro “nenhuma lei conterá dispositivo que possa criar embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social”. Confesso que fiquei surpreso com o ocorrido.

Até tentei relevar e entender o lado do servidor – que dizia cumprir ordens – e devia estar desconfortável com a presença de militares e representantes do Ministério Público no interior do prédio, mas, ao longo da minha carreira, jamais imaginei que seria literalmente BARRADO na prefeitura, um órgão público. Ato que repudio, veementemente, e exijo uma retratação da administração pública diante do ocorrido.

O que aconteceu ali foi um atentado contra a imprensa livre, que feriu o direito à liberdade de informação e que, com a atitude, reforçou a falta de transparência da atual administração, ferindo também um dos princípios basilares da administração pública.

Por fim, quero reiterar que temos um compromisso com a liberdade de imprensa, com a democracia e, principalmente, com o nosso público que nos acompanha e acredita na nossa imparcialidade e independência.

Veja o vídeo:

Share

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *