JUSTIÇA ELEITORAL SUSPENDE PESQUISA
|Número de eleitores era maior do que habitantes de Santa Luzia
Uma representação movida pelo Partido Renovação Democrática (PRD), em desfavor de Sigdados Pesquisa de Opinião Pública e Consultoria Ltda e Impactto Comunicação Ltda, fez com que a juíza eleitoral, Dra. Elâine de Campos Freitas, determinasse, nessa segunda-feira (29/4), a suspensão de uma pesquisa eleitoral, contratada pela empresa Impactto Comunicação que mostra Paulo Bigodinho e Ilacir Bicalho, pré-candidatos a prefeito de Santa Luzia e vice, respectivamente, na frente pela disputa do executivo luziense.
Na decisão da magistrada, a pesquisa eleitoral registrada no dia 22 de abril, está em desacordo com as orientações contidas no artigo 2º da supramencionada resolução, sem observância do rigor metodológico. A juíza determinou a proibição da publicação da Pesquisa, tendo em vista a possibilidade de provocar desinformação no eleitorado, a violação ao princípio da paridade de armas e a lisura do processo eleitoral.
“No caso, a probabilidade do direito evidencia-se pela afronta ao artigo 16 § 1ºB, na medida em que, da análise superficial já é possível inferir o indício de utilização de dados incorretos na pesquisa, ao se confrontar os dados apresentados com as informações constantes do Cadastro Nacional de Eleitores. A título de exemplo, vê-se que o número de eleitores constantes como base da pesquisa é maior do que o número de habitantes de Santa Luzia. O perigo de dano, por sua vez, é patente haja vista que que poderá resultar em danos irreversíveis no processo eleitoral”, sustentou a juíza.
“Assim, DEFIRO A ANTECIPAÇÃO DE TUTELA e, nos termos do artigo 16 § 1º da RES/TSE
23.600/2019 , determino a notificação dos representados para que suspendam a divulgação dos resultados da
pesquisa impugnada, sob pena de multa.
Determino ainda, nos termos do artigo 18 da Res/TSE 23608/2019, a imediata citação dos Representados
para apresentar defesa no prazo de 02 (dois) dias. Após, remetam-se os autos ao Ministério Público Eleitoral
para manifestação”.
Em contato com a assessoria do vereador Paulo Bigodinho, fomos informados de que o parlamentar não irá se manifestar.
Já a revista Impactto afirmou, por meio de nota, que “O grupo IMPACTTO de Comunicação está cobrindo as eleições de 2024 e contratou o Instituto SigDados para realizar uma bateria de pesquisas nas cidades do Vetor Norte. A empresa é responsável pela aplicação da metodologia e única responsável pelos resultados. Cabendo aos veículos do grupo divulgar conforme legislação pertinente. O grupo IMPACTTO preza pela lisura do processo eleitoral e pela credibilidade sempre presente em seu conteúdo. Aguardamos e respeitamos a decisão judicial”.