Retrospectiva 2016
|Morte do prefeito, posse da vice, afastamento de vereadores, eleições, diplomação. Relembre os fatos marcantes na política de Santa Luzia
O ano de 2016 foi marcado pelas mudanças na política em Santa Luzia. Começou com a morte do então prefeito Calixto, (70) em janeiro, vítima de um aneurisma. O empresário passou mal em casa e foi socorrido ao Hospital Municipal que ele havia inaugurado no mês anterior. Como a unidade hospitalar não oferecia condições de atendimento, foi transferido para o Mater Dei, na capital, onde permaneceu internado. A morte foi confirmada no dia 6 de janeiro, às 16h15. A então vice, Roseli Pimentel, divulgou uma nota à população onde lamentou a morte de Carlos Calixto.
POSSE DA PREFEITA
No dia 12 do mesmo mês, Roseli tomou posse na Câmara Municipal de Santa Luzia, como a primeira prefeita da cidade. A chefe do Poder Executivo fez um pronunciamento onde afirmou que daria continuidade aos projetos da atual administração e foi além, ao garantir que a partir daquele momento começava um novo tempo em Santa Luzia: “ Vamos caminhar juntos no mesmo propósito. Tenho a certeza de que hoje começa uma nova Santa Luzia. Vou escrever uma história com dedicação e trabalho com foco nas pessoas, quero construir a história da primeira prefeita de Santa Luzia com dignidade e transparência e para isso, conto com todos vocês”, disse.
FILIAÇÃO
No dia 21 de março a prefeita filiou-se ao PSB. O evento contou com a presença do prefeito de BH e presidente estadual do partido, Márcio Lacerda. ” Durante esse período de filiações, recebi vários convites de pessoas amigas e outras que queriam comprar a cidade, mas Santa Luzia, pra mim, não está à venda e não aceito barganha política “, disse a prefeita que naquela oportunidade afirmou que era “ficha limpa”.
VEREADORES “REVOLTADOS” COM AFIRMAÇÃO DA PREFEITA
No dia 30 de março, durante reunião na Câmara, os vereadores se mostraram “revoltados” com o que disse a chefe do executivo no ato de sua filiação ao PSB. O presidente da Casa à época, vereador Lacy Dias, comentou sobre a investigação da Polícia Civil que apura um suposto esquema de fraude na licitação da coleta de lixo da cidade e disparou: ” Aqui não tem bandido. De 40 pedidos de prisão, à época, 29 estão lá dentro da prefeitura. Quase todo o secretariado está lá”, garantiu Dias.
MÁFIA DO LIXO
No dia 12 de julho, a Polícia Civil (PC) indiciou 19 pessoas por fraude de licitações em Santa Luzia e prendeu quatro. No dia seguinte, em entrevista coletiva, a PC deu detalhes sobre o esquema de fraude na licitação envolvendo a Cooptral, seus diretores, servidores da prefeitura, empresários e dez vereadores que foram afastados. Foi apurado, ainda, que os veículos utilizados no serviço de limpeza urbana não atendiam às normas técnicas para funcionamento, evidenciando a viabilização do esquema fraudulento por membros do poder executivo, que também validavam as horas extras não trabalhadas.
PASTOR LEANDRO
Sobre a prisão preventiva do vereador Pastor Leandro, o delegado disse que se deu porque o parlamentar interferia na colheita de elementos no inquérito policial. “Ele orientava e ameaçava testemunhas, por conta disso, teve a prisão preventiva decretada”. o vereador continua preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem.
FORAGIDOS
Durante dias, o ex-presidente da Casa, Pedro de Teco ficou foragido, juntamente com o seu irmão Nivaldo. Este último se entregou na semana seguinte. Posteriormente, Pedro também se apresentou à Polícia Civil, onde foi levado para a Penitenciária Nelson Hungria e após pagar fiança foi liberado.
Lacy Dias e Aílton da Associação também estiveram foragidos depois que estiveram na prefeitura atrás de documentos da Cooptral. Naquela oportunidade foi registrado um Boletim de Ocorrência onde servidores da prefeitura alegaram que os parlamentares entraram na sala da procuradoria sem autorização após o período do expediente. Lacy Dias foi preso em casa, pagou fiança e foi liberado. Já Aílton retornou à cidade em meados de outubro.
NOVA MESA DIRETORA DA CÂMARA
Após os afastamentos dos vereadores, pela Polícia Civil, a Câmara realizou no dia 11 de agosto, a 7a. Reunião Extraordinária, com o objetivo de recompor a Mesa Diretora da Casa Legislativa. Ficando assim a atual Mesa Diretora:
Presidente: João Rodrigues (João Binga)
1° Vice-Presidente: Emília Alves
2° Vice-Presidente: Adriano do São Cosme
1° Secretário: Sandro Coelho
2° Secretária: Suzane Duarte
No dia 18 de novembro, a vereadora Suzane Almada informou ao presidente da Casa, que iria formalizar a renúncia ao cargo de 2a. Secretária da Mesa Diretora. A Alegação da petista foi por não comungar com os atos praticados pela atual mesa, principalmente com relação à votação para novos membros das Comissões Permanentes da Câmara, ocorrida na Casa, onde acabou deixando de fazer parte das comissões. O pedido foi aceito pelo presidente.
SUPLENTES
Em setembro, a justiça concedeu liminar para quatro vereadores. Na decisão liminar, obtida com exclusividade pelo VIROU NOTÍCIA, o juiz da 3a. Vara Cível de Santa Luzia, Rogério Santos Araújo Abreu, determinou a expedição urgente de um mandado para que o presidente da Casa cumprisse a decisão e desse posse aos suplentes nas vagas deixadas temporariamente pelos atuais vereadores, suspensos por determinação judicial.
Por conta da liminar concedida em ação impetrada pelo advogado Helbert Xavier, tomaram posse, no dia 26 do mesmo mês: Geraldo Marques Neto, Lídia Soares Ferreira, Cristiano Mariano de Matos e José Raimundo Vieira.
ELEIÇÕES
O período eleitoral foi atípico. Após a minirreforma eleitoral, os candidatos tiveram menos tempo e dinheiro para realizarem as campanhas. Por conta disso, a rede social teve uma grande importância. O VIROU NOTÍCIA realizou pela primeira vez na história da cidade, uma série de entrevistas com os seis candidatos (as) ao executivo luziense.
Da mesma forma, acompanhamos a votação dos candidatos, a apuração dos votos e entrevistamos, ao vivo, com exclusividade a prefeita reeleita, Roseli Pimentel que obteve pouco mais de 35 mil votos, contra 30.800 do segundo colocado, Delegado Christiano Xavier.
Já os candidatos ao legislativo (mais de 300) alguns tiveram a oportunidade de apresentarem suas propostas para o eleitor, através de entrevistas ao vivo que realizamos.
Curiosidade: dos 10 vereadores afastados pela justiça, por suposta participação na “Máfia do Lixo”, sete obtiveram o aval da justiça eleitoral e concorreram às eleições, mas nenhum conseguiu retornar à Casa.
ÚLTIMOS SUPLENTES
No dia 18 de novembro, durante reunião extraordinária na Câmara Municipal de Santa Luzia, foram empossados os dois vereadores suplentes: Reinaldo Aparecido dos Santos (Tupã) e César Augusto Lara Diniz. Com isso, a Câmara voltou a ter os 17 vereadores.
DIPLOMAÇÃO
No dia 12 de dezembro, a Justiça Eleitoral realizou a diplomação dos eleitos em Santa Luzia. A solenidade aconteceu no auditório da Facsal -Uniesp. Mesmo com quatro pedidos de cassação dos registros, por parte da Juíza Eleitoral Dra. Arlete Coura, a prefeita e seu vice, foram diplomados. Além deles, a justiça eleitoral diplomou os dezessete vereadores e os suplentes.